skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Record por linhas tortas: cambalhota para a história em Arouca

Redação
Desporto \ sábado, maio 18, 2024
© Direitos reservados
Vitória SC vence em Arouca na derradeira jornada do campeonato. Três golos na segunda parte operaram a cambalhota no marcador e assinam o maior número de sempre de pontos do clube numa época.

Ao terceiro match-point record fechado. O Vitória SC encerrou na tarde deste sábado a temporada 2023/2024, uma temporada que fica na história do clube, pelos melhores e pelos piores motivos. Os vitorianos chegam aos 63, o maior número de sempre de pontos alcançados no principal escalão do futebol português.

Essa marca é alcançado com cinco técnicos a passar pelo banco de suplentes. Rui Cunha esteve no banco esta tarde em Arouca, sucedendo a Álvaro Pacheco. Mas, este leque tinha já contado com Paulo Turra, João Aroso e Moreno. Foi, portanto, uma época escrita por linhas tortas. Com sucesso, ainda assim.

O jogo desta tarde em Arouca foi espelho disso. A primeira parte foi para esquecer, apesar do domínio territorial, o Vitória SC viu o Arouca chegar ao golo num penálti muito duvidoso, sendo que a equipa arouquense foi efetivamente mais perigosa.

Uma entrada na segunda metade completamente diferente com três golos numa dúzia de minutos inverteu o rumo dos aquecimentos. Nelson Oliveira estabeleceu o empate ao minuto 51 ao desviar uma solicitação de cabeça de André André. Pouco depois Jota ao intercetar um passe faz a bola embater no ferro para, para no lance seguinte, aí sim, a bola entrar mesmo.

Uma vez mais Jota Silva, ao tentar cruzar pela direita, atira diretamente à baliza, sendo o guarda-redes do Arouca a desviar para o fundo das redes, sendo considerado autogolo. Estava feita a cambalhota no marcador em apenas três minutos. A contagem ficou fechada ao minuto 63, com Manu Silva a fazer de cabeça o terceiro na sequência de um canto.

Em ritmo de final de temporada, mesmo sem haver objetivos palpáveis em jogo, cerca de um milhar de adeptos do Vitória festejaram o triunfo, e o consequente record de pontos na Liga Portuguesa num jogo que terá assinalado algumas despedidas do clube.

Cai o pano sobre a longa temporada do Vitória SC – foi a primeira equipa portuguesa a entrar em campo – confirma-se o histórico, os vitorianos nunca perderam em Arouca e terminam a época a vencer após duas derrotas consecutivas. Conseguem o tal record pontual ao chegar aos 63 pontos esta temporada.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73