skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Requalificação da rua Padre António Caldas muda trânsito até agosto

Tiago Mendes Dias
Política \ terça-feira, março 23, 2021
© Direitos reservados
A obra nessa rua, troço da EN 101 que liga Guimarães a Fafe, estende-se por um ano e vai proibir o trânsito nas ruas que envolvem o Monte Latito até ao final de agosto.

A intervenção que contempla a rua Padre António Caldas e algumas artérias adjacentes está em marcha desde segunda-feira e promete mostrar duas faces diferentes daqui a um ano, prazo estimado para a conclusão da obra: o troço envolvente à colina do castelo e do Paço dos Duques vai passar a ter “faixas de rodagem em cubo de granito” e “passeios em microcubo de granito”, refere a nota publicada pela Câmara Municipal de Guimarães na segunda-feira. O restante troço até à rotunda de acesso à Escola Secundária Santos Simões e ao Parque da Cidade (avenida Rio de Janeiro) continuará revestido a alcatrão.

Na primeira fase da obra, em curso até 31 de agosto, o trânsito estará proibido nas ruas Constança de Noronha, Duques de Bragança e D. Urraca, todas envolventes ao Monte Latito. Na área entre a rua Padre António Caldas, a Escola Secundária Martins Sarmento e a Praça Cidade de Igualada, a norte da Escola EB 2 e 3 João de Meira, o trânsito e o estacionamento estarão condicionados.

Avaliada em 1,25 milhões de euros, a obra tem ainda espaço dedicado à mobilidade ciclável e contempla a reabilitação de um espaço de lazer, com máquinas de manutenção e espaços para ciclistas, no cruzamento entre as ruas Nossa Senhora da Penha, da Eira e da Cruz d’Argola, já perto da rotunda de acesso à circular urbana ou à variante para Fafe.

 

Condicionamentos na área até 31 de agosto

Rua Constança de Noronha: proibido trânsito no tramo compreendido entre o Largo Condessa Mumadona e o entroncamento com a Rua Dom Cristóvão de Sousa Boaventura;

Rua Duques de Bragança: proibido o trânsito no tramo compreendido entre a Rua D. Constança de Noronha e a Rua D. Urraca

Rua D. Urraca: proibido trânsito no sentido Poente-Nascente;

Rua Raul Brandão: sentido único de circulação (norte – sul) no tramo compreendido entre a Rua Do, Cristóvão de Sousa Boaventura e a Rua Dr. Carlos Malheiro Dias; 

Praça Cidade de Igualada: proibido o estacionamento à esquerda no arruamento com sentido único descendente; 

Rua Dr. Carlos Malheiro Dias: proibido o estacionamento à esquerda, no tramo compreendido entre a Praça Cidade de Igualada e o cruzamento com a Rua Raul Brandão.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: