skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Revista de Guimarães: volume 131 servido no próximo sábado

Redação
Cultura \ quarta-feira, janeiro 18, 2023
© Direitos reservados
Apresentação do volume 131 da Revista de Guimarães é apresentada às 15h30 de sábado, na Sociedade Martins Sarmento.

A Sociedade Martins Sarmento apresenta no próximo sábado – 21 de janeiro – o volume 131 da Revista de Guimarães, uma das mais antigas publicações periódicas portuguesas, editada desde 1884.

A apresentação terá lugar na Sala de Leitura da Sociedade Martins Sarmento a partir das 15h30, sendo que a cerimónia estará a cargo da Prof. Maria João Pinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entre os trabalhos deste volume, destaque para António Castro Henriques, que escreve sobre o primeiro sistema monetário português “Moedas, Monarcas e Mercados”, assim como uma análise ao passado, presente e futuro dos incêndios em Portugal, por parte de António Bento Gonçalves.

“João de Meira e o estudo da pelagra no concelho de Guimarães” é também abordado por Tânia Sofia Ferreira; Eduarda Dionísio aborda a intervenção de Mário Dionísio depois do 25 de Abril; e a dupla formada por Manuela Alcântara Santos e Fátima Silva escreve sobre “Os livros de contas de um ourives vimaranense do século XIX”.

Destaque ainda para “Algumas Notas sobre O Azemel Vimaranense”, por Rodrigo Manuel Pita Vila-Boas de Meireles, e Gonçalo Cruz e José Antunes apresentam os “Trabalhos arqueológicos na Citânia de Briteiros: Campanha de 2021”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: