
Ricardo Araújo critica atrasos no PDM: "Estamos todos a pagar caro"
Na apresentação oficial das listas da coligação “Juntos por Guimarães” às eleições autárquicas, realizada a 24 de julho, na Penha, Ricardo Araújo, candidato à presidência da Câmara Municipal, dirigiu críticas ao Partido Socialista, responsabilizando-o pelos problemas atuais de habitação, desenvolvimento industrial e mobilidade no concelho de Guimarães.
"O Partido Socialista há 10 anos atrás vangloriava-se nas capas dos jornais de ter reduzido no PDM do nosso concelho, em 20%, os terrenos para construção e hoje estamos todos a pagar bem caro. Não temos a oferta de habitação que devíamos ter, não temos terrenos para acolhimento industrial e para a expansão das nossas empresas. O Partido Socialista está a fazer novamente uma revisão do PDM e vai concluir o mandato muito provavelmente sem termos o PDM revisto e aprovado. É uma vergonha”, afirmou o candidato.
Ricardo Araújo apontou para a incapacidade do executivo socialista em avançar com uma revisão eficaz do plano, criticando a falta de consenso interno no partido. "Passado 10 anos em virtude das divergências de todo o trabalho, ou da falta dele, o PS foi incapaz de fazer uma revisão do PDM, como nós exigimos, que aumentasse consideravelmente os terrenos para habitação e os terrenos para a implantação industrial”, sublinhou.
O candidato destacou ainda o atraso na apresentação da revisão: "Este executivo teve quase seis anos para fazer a revisão do PDM, apresentou-o a tarde e a más horas e, devido às divergências que tem dentro do próprio Partido Socialista, o PDM continua atrasado.”
Criticando o conteúdo da proposta apresentada, Ricardo Araújo afirmou: "Esta revisão do PDM não responde de forma como nós entendemos ao aumento que era necessário de terreno para construção de habitação e implantação industrial e para resolver os problemas de mobilidade do nosso concelho."
O candidato lembrou que o PS tem sido o responsável pela política de ordenamento nas últimas décadas: "Eles foram os responsáveis nos últimos 36 anos pela política de ordenamento do território que apresentaram no nosso concelho."
Por fim, deixou promessas claras caso seja eleito. "Se nós tivermos a responsabilidade de vir a conduzir o destino de Guimarães, nós vamos ter mais habitação e mais terreno para implantação industrial, mas com ordenamento, que garanta qualidade de vida e preservação de espaços verdes de forma a aumentar a qualidade de vida de quem vive em Guimarães."
Araújo acrescentou ainda que pretende "baixar o IRS, que é o mais elevado da região segundo o mesmo, reduzir 1% o IRS e o IMI para uma taxa mínima de 0,3". E concluiu: "Querer mais terreno para habitação e implantação industrial não significa menos respeito por um concelho verde."
Durante o evento, o autarca anunciou também a intenção de criar um plano que fomente a prática de desporto e os cuidados de saúde no concelho.
Lista Assembleia Municipal
1 - Rui Armindo Freitas
2 - João Dinis Sotto Mayor
3 - Natália Fernandes
4 - César Teixeira
5 - Domingos Freitas
6 - Beatriz Costa
7- Teresa Esquivel Costa de Faria
8- Daniel Rodrigues
9 - Paula Lemos Damião
10 - André Ferreira
11 - Agostinho Lopes
12 - Ana Teixeira
13 - Rui Miguel Correia
14 - Alexandre Barros
15 - Emília Lemos
16 - André Casalta
17 - Jose Alexandre
18 - Professora Margarida Pereira
19 - Pedro Ferreira
20 - Miguel Sousa
21 - Cristina Cepa
22 - Carlos Gonçalves
23 - Alexandre Ferreira
24 - Ana Sofia Pedroso
25 - Duarte Dias
26 - Luís Pires
27 - Raquel Gusmão
28 - Álvaro Silva
29 - Ana Matos
30 - António Carlos Ganchinho Macedo
31 - Marcelo Cunha
32 - Margarida Prego de Faria
33 - José Manuel Costa
34 - Jorge Pereira
35 - Maria João Santos
36 - Francisco Soares
37 - António Cardoso
38 - Catarina Pereira
39 - João Machado
40 - David Ribeiro