skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ricardo Costa lança livro de apoio à candidatura “Afirmar Guimarães”

Redação
Política \ domingo, março 30, 2025
© Direitos reservados
Ricardo Costa lançou o livro “Afirmar Guimarães” com sala esgotada no Teatro Jordão. Sessão explorou propostas defendidas pelo autor, contando com participação de Alexandra Leitão e Domingos Bragança.

Ricardo Costa lançou o livro da candidatura “Afirmar Guimarães”, com a sala esgotada no Teatro Jordão, no sábado, dia 29 de março.

O candidato à Câmara Municipal de Guimarães começou por sintetizar o conteúdo do seu livro. “Ao longo do livro faço um diagnóstico de quem sou, a nível pessoal, aquilo que eu penso em termos de visão política para a cidade e os cinco eixo fundamentais para o seu desenvolvimento”, referiu.

Com a mediação a cargo de João Pacheco, especialista em Comunicação Política pela Universidade do Minho, a sessão contou com várias perguntas e respostas sobre questões políticas a nível nacional e local e uma análise detalhada dos principais eixos defendidos no livro, com a intervenção do candidato à Câmara Municipal e autor do livro, Ricardo Costa, e de Alexandra Leitão, candidata à Câmara Municipal de Lisboa.

Para Ricardo Costa, “Guimarães tem de vencer desafios na mobilidade, na indústria e economia e criar mais e melhores empregos e salários”.

A necessidade de apostar numa mobilidade eficaz, através da coesão territorial, é para ambos os candidatos, um ponto chave no desenvolvimento de um município e para o bom funcionamento dos restantes eixos.

“Falo no livro sobre a importância da policentralidade de cada freguesia, ao nível da economia, mobilidade e serviços públicos, para que possa ter autonomia e comunicar de forma articulada com o restante território”, referiu Ricardo Costa.

Quanto à importância da mobilidade, Ricardo Costa, frisou ter um plano concreto realizado através de um estudo de mobilidade que aponta indicadores concretos sobre a população e o município, apresentados no livro.

“A criação de um metro de superfície intraconcelhia com uma linha de 20 km que liga que liga os principais equipamentos da cidade”, referiu Ricardo Costa, apontando ainda para outras propostas como a utilização do jardim em frente ao Guimarães Shopping para a criação de um parque de estacionamento.

Durante a cerimónia Alexandra Leitão apontou ainda para as principais características que um candidato a um lugar autárquico deve ter. “Uma visão para o município a que se candidata, quer para a cidade, como para a integração da mesma num todo (país); a capacidade de executar essa visão estratégica sem ter medo de tomar decisões; uma proximidade”, explicou a líder parlamentar do PS, revelando ver essas características refletidas em Ricardo Costa e no seu livro.

A sessão contou ainda com a presença de Domingos Bragança, responsável pelo posfácio do livro. “É normal e é esperado pelos vimaranenses que eu defenda, depois do ciclo político de Domingos Bragança, o ciclo político de Ricardo Costa”, referiu Bragança, acrescentando que estes ciclos políticos, apesar de se guiarem pela matriz do PS, são diferenciado pela visão, inovação e propostas de cada personalidade política, dando como exemplo o que foi feito durante o seu mandato e no do ex-presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93