
Ricardo Costa propõe metro de superfície para Guimarães
Ricardo Costa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, propôs a criação de um metro ligeiro de superfície como parte de uma estratégia alargada de mobilidade sustentável.
A proposta enquadra-se na ambição de tornar Guimarães uma referência em inovação urbana, especialmente após a atribuição do título de Capital Verde Europeia 2026. "Com a distinção de Capital Verde Europeia 2026, Guimarães tem a responsabilidade e a oportunidade de concretizar um novo paradigma de planeamento urbano, onde a tecnologia e a sustentabilidade caminham lado a lado.", pode ler-se no comunicado enviado para a comunicação.
"O Metro de Superfície é mais do que um projeto de mobilidade. É uma visão de cidade. Representa um compromisso com a qualidade de vida, a inovação e a sustentabilidade. Guimarães precisa desta transformação e está preparada para a concretizar", afirmou Ricardo Costa.
O projeto prevê uma linha intra-concelhia de cerca de 20 quilómetros, ligando os principais polos urbanos por meio de um transporte moderno, acessível e ambientalmente responsável.
Além desta medida, o candidato propõe "a abertura de uma nova ligação à autoestrada em Ponte, interligando a Sande Vila Nova e Brito", como forma de reforçar a acessibilidade à zona norte do concelho e fomentar a coesão territorial.
"Guimarães precisa de se afirmar na região com uma estratégia de mobilidade integrada, que ligue pessoas, serviços, empresas e oportunidades. A nova ligação à autoestrada e o Metro de Superfície são dois vetores essenciais para esse caminho", sublinhou o candidato à Câmara Municipal de Guimarães.
As propostas fazem parte de uma visão de desenvolvimento territorial mais ampla, no contexto da criação de uma grande área metropolitana no distrito de Braga. "Estamos a planear o futuro com ambição e responsabilidade. Queremos uma cidade mais próxima das pessoas, mais eficiente e mais preparada para os desafios de uma nova geração urbana", concluiu Ricardo Costa.