skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Serzedelo recebe espetáculo no âmbito da candidatura à Rota do Românico

Redação
Cultura \ quinta-feira, maio 11, 2023
© Direitos reservados
Monumento Nacional desde 1927, a igreja românica vai acolher a performance “Românico Alive”, que reúne música, teatro e dança, a partir das 21h00 de 19 de maio.

Composto de teatro, música, dança e movimento, o espetáculo “Românico Alive” contempla os seis municípios da candidatura Rota do Românico – Ave, entre eles Guimarães, que o acolhe a 19 de maio, a partir das 21h00.

Monumento nacional desde 1927, a Igreja Românica de Serzedelo é o palco de um evento concebido pelo consórcio Astro Fingido/ActAgile, com cinco momentos: Confessionário Hagiográfico, teatro com encenação de Miguel de Riba, as peças Gárgulas e Amor Faz a Mim Amar Tal Senhor, ambas coreografadas por Joana Ji Antunes, a música do Art’s Brass Quintet e, por fim, Comédias d’Ambão, novo momento de teatro dirigido por Miguel de Riba.

“O projeto Românico Alive envolve quatro áreas de criação artística e promove o encontro de linguagens estéticas diferentes, fazendo dialogar o passado com o presente, o tradicional e o clássico com o contemporâneo (…). A Rota do Românico - Ave tem como objetivo promover e valorizar o património cultural e histórico da região, com especial destaque para o estilo românico, presente em diversas construções arquitetónicas”, refere o comunicado da Comunidade Intermunicipal do Ave, entidade promotora da candidatura a uma rota que já integra o património das sub-regiões de Tâmega e Sousa, bem como do Douro.

O espetáculo concebido pelo consórcio Astro Fingido/ActAgile estreou-se em Fafe, a 07 de maio, na Igreja de São Romão de Arões, seguiu para a Igreja Românica de Fontarcada, na Póvoa de Lanhoso, a 12, esteve em Mondim de Basto a 14 de maio, na ponte de Vilar de Viando, e, depois de Serzedelo, seguirá para a Igreja de Santiago de Antas, em Vila Nova de Famalicão, a 20 de maio, terminando a sua apresentação em Vizela, na Ponte Romana, a 21 de maio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: