skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DISTRITAL: Ronfe vence Série C da Divisão de Honra

Redação
Desporto \ segunda-feira, março 27, 2023
© Direitos reservados
O triunfo por 4-3 na receção ao Emilianos confirmou o primeiro lugar de uma equipa com lugar previamente cativo na fase de apuramento de campeão. Pró-Nacional repleta de empates.

O Desportivo de Ronfe titubeou no início, mas o ciclo de sete vitórias consecutivas entre novembro e janeiro embalou a turma de Fernando Alves para o primeiro lugar da Série C da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga (Taça AF Braga), que confirmou no domingo, com um triunfo por 4-3 na receção ao Emilianos.

Os ronfenses terminaram assim a série com 47 pontos e estão na fase de apuramento do campeão, tal como o Selho que venceu o dérbi com o Gonça (3-2) e foi segundo classificado, com 45. As duas equipas vimaranenses vão reencontrar-se na Série 3 da fase de apuramento de campeão, que integra ainda o Viatodos e o São Veríssimo, duas equipas de Barcelos.

Já afastado da fase onde poderia lutar pelo regresso à Pró-Nacional, o Torcatense empatou 1-1 na receção ao Pica e foi quinto, com 36 pontos. Já o Gonça foi oitavo, com 25, e o Airão 12.º e último, com 13, tendo perdido na receção ao Santo Adrião (3-2), a terminar a série.

 

Outros destaques

Pró-Nacional

O dérbi entre Santiago Mascotelos e Serzedelo foi a exceção numa jornada da Pró-Nacional marcada pelos empates das formações de Guimarães. Na abertura da Série 1 da fase de manutenção, a equipa azul e laranja vingou-se da derrota sofrida às mãos dos canarinhos nos quartos de final da Taça AF Braga e venceu por 2-1 no sábado, colocando-se na segunda posição, que assegura a manutenção, com 14 pontos.

Os homens de Serzedelo são quartos e últimos, com cinco pontos, e podem ficar despromovidos na segunda jornada, caso percam com o Cabreiros e o Santiago vença o Ninense.

Ainda na luta pela manutenção, o CC Taipas empatou no reduto do AFC Martim, a dois golos, num jogo em que esteve a vencer por duas vezes, e está em maus lençóis na Série 3 – é último, a oito pontos do segundo, Santa Eulália -, enquanto o Berço empatou 2-2 com o Esposende na Série 4 é terceiro, com 13, mas a quatro pontos do líder, precisamente o adversário de domingo passado.

Na luta pelo título da Pró-Nacional, o Ponte abriu o Grupo 1 com um empate em Vieira a um golo, ocupando o segundo lugar, com 24 pontos, menos um do que o líder Joane, e o Sandinenses empatou a zero no Ribeirão para o Grupo 2. As duas equipas estão lado a lado no topo do grupo, com 26 pontos cada.

 

1.ª Divisão

O Santo Estêvão está a uma vitória de se sagrar campeão da Série D da 1.ª Divisão da AF Braga. Para o conseguir, precisa de derrotar o lanterna-vermelha Gémeos no próximo fim de semana, já que a última jornada reservava um embate com o Berço B e os três pontos estão garantidos. Os verde-rubros estão à porta desse feito, após terem empatado a dois golos no Campo José Maria Machado Vaz, frente ao Campelos, num jogo em que começou a perder, virou o resultado e sofreu o empate no último lance do jogo.

A equipa de Duarte Nuno manteve, porém, o comando da série, com 45 pontos, face ao empate do Ases no terreno do Montesinhos (1-1), em jogo que mereceu a contestação da turma de Santa Eufémia de Prazins à arbitragem. “Depois de analisarmos o jogo de ontem, e tal como foi referido, não podemos deixar passar em branco um lance perto do final em que nos foi anulado um golo limpo (…) Não somos de nos queixar, mas os factos aqui são fortes demais. Se o futuro do futebol é isso, não contem com esta Instituição. O Ases merece respeito e isto foi grave demais. Não nos ficaremos por aqui. Isto passou o limite do aceitável”, lê-se no comunicado do clube, segundo classificado, com 43 pontos.

Na Série C, o São Cristóvão operou a reviravolta para vencer, em casa, o São Cláudio, por 2-1 e reaproximou-se da liderança, face à derrota do Operário, primeiro da tabela, com 41 pontos, no reduto do Polvoreira, quarto classificado, por 2-1. A equipa azul e amarela é terceira classificada com 39 pontos, os mesmos do vice-líder Amigos de Urgeses. A formação vermelha e branca de Guimarães perdeu a hipótese de igualar o Operário, após o empate a quatro golos no terreno do Gondifelos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: