skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ruas da urbanização Cães de Pedra já têm nome. São inauguradas no sábado

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 21, 2022
© Direitos reservados
Agendado para a manhã de sábado, momento enquadra-se nas comemorações do 24 de Junho. Pinheiro, São Torcato e São Martinho de Candoso também acolhem inaugurações.

Abertas desde março, as três ruas do futuro quarteirão Fábrica do Minhoto, no qual se prevê a edificação de 17 lotes de habitação, vão ser inauguradas no sábado, com o nome já definido. A artéria que corta aquele terreno de norte para sul, desde o novo supermercado Mercadona até à Caldeiroa, será a Avenida Herculano José Fernandes, em homenagem ao antigo proprietário da demolida fábrica Herculano & Pimenta e do terreno para o qual está programada a urbanização; o traçado entre a nova avenida e a Avenida D. Afonso Henriques será a rua da Indústria enquanto a rua paralela mais a norte, ligando o Centro Cultural Vila Flor e a rua Colégio Militar será a rua do Bairro C.

O descerramento das placas toponímicas está agendado para sábado, às 10h00, no âmbito das comemorações do designado Dia Um de Portugal, referente à Batalha de São Mamede, decorrida a 24 de junho de 1128. A ronda de inaugurações arranca às 18h00 de quinta-feira, com a inauguração de Origem, um mural de Ana Monteiro alusivo à batalha, no Campo da Ataca, em São Torcato e prossegue na sexta, 24 de junho, com a inauguração do BatocaPark, uma nova área de lazer sob um viaduto da A7, em São Martinho de Candoso. No sábado, a nova acessibilidade de Pinheiro é inaugurada às 11h30.

 

BatocaPark, projeto executado ao abrigo do Orçamento Participativo, em São Martinho de Candoso

BatocaPark, projeto executado ao abrigo do Orçamento Participativo, em São Martinho de Candoso

 

Passeio, missas, concertos, filme imersivo: o que há para lá da Sessão Solene

A Sessão Solene do 24 de Junho, aberta à comunidade, realiza-se às 18h30, sob a presidência do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro; na ocasião, será entregue a Medalha de Mérito Municipal a Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico). Momentos antes, será depositada uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, às 17h50, e apresentado o módulo 3D da Batalha de São Mamede, num filme a 360 graus no Campo de São Mamede.

Antes, às 10h00, sai para a estrada o passeio de bicicleta Dia Um de Portugal, sob organização da Associação de Ciclismo do Minho, ao mesmo tempo que se realiza a missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Esse mesmo templo católico vai receber concertos de órgãos e sinos sob direção artística de Nuno Mimoso, às 21h30 de sábado e às 16h30 de domingo.

Paralelamente, a Feira Afonsina realiza-se de 23 a 26 de junho, com as jornadas históricas a realizarem-se no sábado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: