skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Rui Couceiro reúne o urbano e o rural em livro a apresentar em Guimarães

Redação
Cultura \ sábado, outubro 08, 2022
© Direitos reservados
Com ação na paisagem alentejana, onde o escritor portuense tem raízes familiares, "Baiôa sem data para morrer" é apresentado este sábado às 18h00, na livraria Rimas e Tabuadas.

O Alentejo é o fundo para Baiôa sem data para morrer, um livro de Rui Couceiro que é apresentado neste sábado, a partir das 18h00, na livraria Rimas e Tabuadas, no Largo Condessa do Juncal. 

Portuense de nascença, mas com raízes familiares alentejanas, o antigo jornalista da SIC e da Lusa verte para o papel a luta de Joaquim Baiôa, protagonista, para travar a desertificação do seu mundo, pelo meio de alusões aos contrastes entre o paradigma rural e o paradigma urbano. A obra contará com a apresentação de Esser Jorge Silva, sociólogo.

Após deixar o jornalismo em 2006, Rui Couceiro tornou-se assessor de comunicação e coordenador cultural da Porto Editora por 10 anos, antes de assumir funções de editor na Bertrand. É também autor e apresentador, em parceria com a escritora Filipa Martins, do programa «A Biblioteca de», na rádio Renascença. Atualmente, escreve para o site da revista Visão. É, desde 2021, membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: