skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
02 setembro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Rui L. Reis mantém-se na presidência do I3Bs, com sede no Avepark

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, setembro 02, 2026
© Direitos reservados
Professor catedrático, coautor de mais de duas mil publicações científicas e ainda de 130 patentes, tomou posse nesta quarta-feira.

O professor catedrático Rui L. Reis continua a liderar o Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (I3Bs), sediado no Avepark, tendo tomado posse nesta quarta-feira de manhã, na presença do reitor Pedro Arezes.

Para o mandato que se estende até 2030, Rui L. Reis conta com a professora Natália Alves e os investigadores Joaquim Miguel Oliveira e Vítor Correlo como vice-presidentes, informou a Universidade do Minho (UMinho), em comunicado.

Nascido há 59 anos no Porto, Rui L. Reis é considerado o cientista baseado em Portugal mais citado no mundo (mais de 85 mil citações na plataforma ISI Web of Science) e coautor de mais de 2.030 publicações científicas e mais de 130 patentes, que originaram várias empresas.

Doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros pela UMinho, foi vice-reitor e diretor do grupo de investigação 3B’s (que fundou há 27 anos), sendo também diretor do laboratório associado ICVS/3B’s e CEO do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (EXPERTISSUES).

Além de liderar inúmeros projetos nacionais e internacionais, como do Conselho Europeu de Investigação, com um financiamento superior a 140 milhões de euros, foi já distinguido pela UNESCO, pela Institution of Engineering and Technology, pela Sociedade Europeia de Biomateriais, pela Sociedade Americana de Biomateriais, pela Sociedade Internacional para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), que já presidiu, e pela Sociedade de Biomateriais e Órgãos Artificiais da Índia.

É doutor honoris causa pelas universidades de Granada (Espanha) e Politécnica de Bucareste (Roménia), membro da Academia Nacional de Engenharia (EUA) e da Academia Europeia das Ciências (EurAcSc), além de ser cidadão honorário de Guimarães, de ostentar a medalha de mérito da cidade de Braga, de ter medalha de ouro do Ministério da Saúde e de já ter sido condecorado com a Ordem Militar de Santiago de Espada.

O I3Bs engloba o grupo de investigação 3B’s e o grupo de inovação e serviços 3B's, contando, em média, com mais de 150 colaboradores de inúmeros países. Sedia ainda o EXPERTISSUES, com filiais em 13 países, e é a base do TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães.

“O I3Bs prossegue a sua missão na formação e no avanço científico-tecnológico em novos materiais, libertação controlada de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células estaminais”, lê-se no comunicado da UMinho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo