skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Rui Vieira de Castro continua reitor da Universidade do Minho até 2025

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, outubro 27, 2021
© Direitos reservados
Professor catedrático do Instituto de Educação foi reeleito para um segundo mandato, impondo-se à concorrente Clara Calheiros, em reunião do Conselho Geral decorrida no Salão Nobre da Reitoria.

A Universidade do Minho (UMinho) vai ter o mesmo reitor dos últimos quatro anos no quadriénio 2021-25: Rui Vieira de Castro foi reeleito para o cargo, em reunião do Conselho Geral da instituição, decorrida entre as 08h30 e as 09h00 no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

O professor catedrático do Instituto de Educação, natural de Vizela, obteve 15 dos 23 votos, enquanto Clara Calheiros, professora catedrática da Escola de Direito, recolheu oito votos.

“Em face dos resultados, foi eleito Reitor da Universidade do Minho, para o mandato 2021-2025, o Professor Rui Manuel Costa Vieira de Castro. O resultado da eleição será enviado ao Conselho de Curadores da Fundação da UMinho para homologação e, posteriormente, comunicado ao Ministro da Tutela”, lê-se na nota assinada pela presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal.

O programa do recém-eleito reitor assenta em oito eixos: a transformação da educação, a qualidade da investigação e da inovação, a promoção da cultura e o desenvolvimento do território, o reforço da internacionalização, a qualidade institucional e a simplificação administrativa, a qualidade de vida nos campi e o bem-estar, a estabilidade e a autonomia financeiras e a reforma institucional. O reforço da autonomia das unidades orgânicas e a "simplificação administrativa" são outros objetivos, lê-se no comunicado da instituição de ensino superior.

Na sua equipa, Rui Vieira de Castro vai ter os vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território) e os pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).

Licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutor em Educação pela UMinho, o reitor iniciou a carreira no ensino secundário, antes de, em 1983, ingressar na UMinho, instituição pela qual foi vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação, antes de assumir a liderança. É atualmente presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE).

 

* notícia atualizada às 17h16 de 27 de outubro de 2021

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: