
S.Torcato:Festival Internacional de Folclore enche vila de dança e tradição
O Terreiro de São Torcato encheu-se de público na noite de sábado, 19 de julho, para assistir à 63.ª edição do Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico de São Torcato. Considerado um dos mais prestigiados festivais do género em Portugal, o evento voltou a reunir grupos nacionais e internacionais, numa celebração vibrante da cultura popular.
A edição deste ano contou com a participação do Rasgangar Performing Group, da Índia, do Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa da Cabeça Veada, de Leiria, do Rancho Folclórico de Perosinho, de Vila Nova de Gaia, e da Asociación Grupo de Danzas Adolfo de Cádiz, de Espanha, para além do grupo anfitrião. A diversidade dos trajes, danças e músicas proporcionou um espetáculo rico em expressões culturais, num ambiente de grande entusiasmo e participação popular.
Fundado em 1957, o Grupo Folclórico de São Torcato é responsável por manter viva esta tradição, organizando anualmente o festival no terceiro fim de semana de julho. Ao longo da sua história, o grupo tem sido distinguido com diversos prémios, como a Taça Monumental (1965), a Taça das Taças (1967), a medalha de prata e o pergaminho no Festival de Llangollen, no País de Gales, e o Golfinho de Ouro, em Matosinhos.
Com atuações em vários pontos do país e no estrangeiro, o grupo tem levado o nome de São Torcato e de Guimarães além-fronteiras, contribuindo para a divulgação e valorização do folclore português.