skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
17 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

S.Torcato requalifica Rua dos Poços com manutenção do património histórico

Sofia Rodrigues
Freguesias \ terça-feira, agosto 12, 2025
© Direitos reservados
A Vila de São Torcato inaugurou a requalificação da Rua dos Poços, obra que visa preservar a identidade histórica e melhora a mobilidade com zonas pedonais e novas infraestruturas.

A Vila de São Torcato inaugurou no passado sábado a requalificação da Rua dos Poços, um arruamento histórico conhecido pelas fontes que, em tempos, matavam a sede aos romeiros. Antigamente chamado “caminho dos romeiros”, este era o principal acesso para quem visitava o “Santinho” e participava na Romaria Grande. O projeto incluiu a aplicação predominante de granito, a criação de zonas pedonais, o alargamento da via e o encaminhamento das águas pluviais.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, dos vereadores Sofia Ferreira, Ricardo Araújo e Bruno Fernandes, bem como do presidente da Assembleia de Freguesia, Armando Fernandes, representantes de instituições locais, convidados e população. A sessão foi ainda acompanhada por uma atuação do grupo “Os Concertininhas do CRCA”, que contribuiu para o ambiente festivo da inauguração.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124