skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sacromontes. Guimarães e Braga unem-se para valorizar área de 2500 hectares

Redação
Sociedade \ sexta-feira, abril 15, 2022
© Direitos reservados
União das duas autarquias visa concertar ações que visam a promoção e qualificação do território que envolve espaços sagrados ou sacralizados . Castros de Sabroso e Briteiros incluídos.

Os municípios de Guimarães e Braga uniram-se para criar uma associação denominada ‘Sacromontes de Braga e Guimarães’. A constituição foi aprovada dia 14 de Abril, na reunião do executivo municipal bracarense.

"Os municípios de Guimarães e Braga têm vindo a encetar esforços no sentido de desenvolver uma estratégia de gestão do território que abrange o Bom Jesus do Monte, o Santuário do Sameiro, a Capela de Santa Maria Madalena, a Capela de Santa Marta do Leão e os povoados castrejos de Santa Marta das Cortiças, de Briteiros e de Sabroso, perfazendo uma área de cerca de 2500 hectares", lê-se numa nota informativa da Câmara Municipal de Braga.

A Associação tem como fim principal a elaboração e execução do Programa Intermunicipal dos Sacromontes, assim como promover a valorização, reabilitação, restauro e promoção do património construído; a proteção da área florestal que envolve os santuários e povoados castrejos; a definição de acões para a gestão ativa e valorização da paisagem florestal; e a promoção integrada de toda a área e respetivos recursos como conjunto de elevado valor patrimonial e turístico.

O Programa Intermunicipal dos Sacromontes é um projeto pioneiro a nível nacional que representa a união destas duas autarquias na concertação de ações que visam a promoção e qualificação de um território que representa um ativo único do ponto de vista ambiental, cultural, histórico, económico e turístico que é fundamental potenciar e que trará enormes benefícios para as comunidades.

Foi constituída nos dois municípios uma equipa multidisciplinar, que reuniu diferentes valências técnicas e iniciou um trabalho de partilha de conhecimentos e de articulação com vista à elaboração deste mesmo programa intermunicipal.

No seguimento deste trabalho os municípios concluíram que seria importante criar esta associação entre ambos, de natureza pública, que tivesse como fim principal a elaboração e execução do Programa Intermunicipal dos Sacromontes e, por via deste, a valorização e a promoção do património cultural e natural, do ambiente, da paisagem e da vida ao ar livre.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: