
Sakura Network: UMinho adere à rede de ensino da língua e cultura japonesa
A Universidade do Minho aderiu formalmente à Sakura Network, uma rede que promove o ensino da língua e cultura japonesa pelo mundo.
A sessão solene decorreu na quinta-feira, dia 27 de março, no campus de Gualtar, em Braga, no âmbito do “Japan Day”, incluindo ao longo da tarde um concurso de oratória e workshops de origiami, de caligrafia e de introdução à língua japonesa.
O projeto Sakura Network surgiu em 2007 por iniciativa da Fundação Japão, juntado agora mais de 350 entidades nos vários continentes. Portugal está representado pela Associação Portuguesa de Professores de Japonês e, agora, pela UMinho.
“Este momento representa um passo significativo no reforço das relações académicas e culturais entre a Universidade do Minho e o Japão”, sublinhou o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
A cerimónia contou com o embaixador do Japão em Portugal, Makoto Ota, as representantes da Fundação Japão Madrid, Keiko Morito e Ai Ibaraki, bem como o reitor da UMinho, o presidente da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, João Cardoso Rosas, e a diretora do Departamento de Estudos Asiáticos, Sun Lam.