skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Santa Casa é ponto de recolha para reciclagem de radiografias em setembro

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 01, 2023
© Direitos reservados
A iniciativa abrange radiografias sem valor de diagnóstico ou com mais de cinco anos e tenciona evitar a deposição em aterro. Há oito pontos onde é possível entregar esses materiais.

Guimarães é palco de uma campanha de reciclagem de radiografias entre 04 e 22 de setembro. Promovida pela Assistência Médica Integral (AMI), um grupo de cuidados de saúde, a iniciativa tem, como pontos de recolha, a Farmácia Vitória, num centro comercial Guimarães Shopping, e sete unidades da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães (SCMG): a sede, no Largo da Misericórdia, a Casa de Repouso de São Paio, a Unidade de Cuidados Continuados, o Centro Emídio Guerreiro e o Lar Residencial Alecrim, os dois nas imediações do Castelo, o Lar Rainha Dona Leonor, em Urgezes, e a Casa de Repouso de Donim.

A campanha abrange radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, sem necessidade de terem associados relatórios, envelopes ou folhas de papel, informa a SCMG em comunicado emitido esta sexta-feira.

A reciclagem das radiografias, acrescenta a Santa Casa, “permite evitar a sua deposição em aterro, minimizando assim a contaminação do ambiente, reduzindo desta forma a sua extração na natureza e as nefastas consequências que este processo tantas vezes tem, quer pela destruição de áreas naturais quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73