São Torcato, Atães e Rendufe preocupadas com a Ave Mobilidade
As Juntas de Freguesia de São Torcato e também da União de Freguesias de Atães e Rendufe estão preocupadas com a Ave Mobilidade, mais propriamente com o facto de não aceitar os passes de estudante e de idoso.
Numa nota enviada às redações, estas duas juntas falem em “extrema preocupação”, uma vez que sendo freguesias “mais periféricas”, acabam por ser “servidas numa parte significativa, pela referida operadora, não existindo muitas vezes, qualquer alternativa”.
“Quer os estudantes, quer os idosos (mais de 65 anos), estão a ser impedidos de circular com o respetivo passe, sendo-lhes exigido o pagamento de bilhete. Acresce a esta situação, que muitos estudantes foram apanhados desprevenidos, tendo inclusive ficado sem poder fazer a sua viagem para o seu estabelecimento de ensino”, dão conta.
Falando de injustiça e até de “eventual ilegalidade”, no entender destas freguesias esta situação “vem agudizar a já deficitária oferta de transportes em determinadas carreiras, nomeadamente a sua inexistência, por exemplo ao fim de semana”.
Assim sendo, é feito o apelo “a todas as partes” para que seja possível “encontrar uma solução o mais rapidamente possível, por forma a mitigar esta clara injustiça”. “As Juntas de Freguesia, irão continuar a acompanhar a situação, junto da CIM do Ave do Município de Guimarães”, apontam.