skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

São Torcato é vila há 29 anos: repique do carrilhão e várias iniciativas

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 18, 2024
© Direitos reservados
Na próxima sexta-feira em São Torcato assinalam-se 29 anos de elevação a vila. Várias iniciativas em cartaz para marcar a data, com extensão à Batalha de São Mamede.

São Torcato assinala na próxima sexta-feira – 21 de junho – o 29.º aniversário da elevação a vila, com o momento a ser celebrado com várias iniciativas, que se estendem à comemoração da Batalha de São Mamede – Dia Um de Portugal.

Na sexta-feira está previsto o hastear da bandeira na Junta de Freguesia de São Torcato, às 9 horas, sendo que para as 12 horas está agendado o repique do carrilhão da Basílica de São Torcato. À noite, a partir das 21h30, decorre a sessão solene no Terreiro de São Torcato.

“Nesta sessão serão distinguidos diversas individualidades e instituições, desde o empreendedorismo ao desporto, passando pela cultura, mérito escolar e trabalho comunitário, culminando com a entrega da medalha da Vila, o maior galardão que esta Vila atribui”, dá conta a Junta de Freguesia.

Para sábado, às 16 horas, está prevista uma sessão evocativa da Batalha de São Mamede, no Campo da Atacam sendo que às 17h30 será inaugurado um monumento de homenagem aos ex-combatentes do Ultramar.

No dia seguinte, domingo, será celebrada pelas 11 horas uma missa solene na Basílica de São Torcato pela independência de Portugal e, de forma simbólica, dia 24 de junho – feriado municipal, será depositada uma coroa de flores no Campo da Ataca.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73