skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 fevereiro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

São Torcato vai lembrar trabalhadores dos curtumes da Corredoura

Redação
Cultura \ segunda-feira, dezembro 04, 2023
© Direitos reservados
Placa interpretativa vai lembrar o ofício que ali se impôs nos séculos XIX e XX no âmbito da cerimónia que assinala a inauguração da requalificação do Largo do Costa, na próxima sexta-feira.

O labor de homens e mulheres nos tanques de curtumes da Corredoura vai ser alvo de um tributo na sexta-feira, às 15h00, hora definida para inaugurar a requalificação do Largo do Costa, um dos topónimos daquela área da vila de São Torcato, reconhecida também pelo seu grupo folclórico, criado em 1956.

“Irá ser feito um tributo às gentes dos curtumes da Corredoura, com a colocação de uma placa interpretativa e identificativa, em memória de um povo e de uma indústria secular que marcou não só a vila de São Torcato, como todo o concelho de Guimarães, bem espelhado na recente classificação pela UNESCO da Zona de Couros como Património Mundial da Humanidade”, refere o comunicado emitido nesta segunda-feira pela Junta de Freguesia de São Torcato.

A mais antiga referência às fábricas de curtumes da Corredoura data de 1815, e uma provisão do Governo de 1826 dá conta de uma fábrica em que se usava sumagre, uma planta, e a sua casca como materiais onde se mergulhava as peles antes de serem conservadas para o fabrico do calçado. Aquele lugar ainda mantém vestígios dos tanques de curtumes, embora muito degradados.

Acompanhada pela atuação do grupo “Os Concertininhas” do CRCA de São Torcato, a Junta de Freguesia vai ainda homenagear o antigo tesoureiro Severo Vaz, a título póstumo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #69