skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 janeiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Secretário de estado visitou maior produtor de kiwis da Península Ibérica

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sábado, outubro 26, 2024
© Direitos reservados
Kiwi GreenSun, em Briteiros, produziu 14 mil toneladas no último ano e pensa em crescer: “Um caso de sucesso que contribuiu significativamente e favoravelmente para a nossa balança comercial”.

O secretário de estado da agricultura esteve esta sexta-feira em Guimarães, mais precisamente na União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, onde visitou uma empresa que se dedica à produção de kiwis, sendo a maior da Península Ibérica.

No ano passado a Kiwi GreenSun recebeu 14 mil toneladas de Kiwis, sendo já uma organização de produtores que trabalha com 53 produtores e explora 530 hectares de terra para produzir “o melhor kiwi do mundo”, segundo considerou o secretário de estado, João Moura.

“É de inteira justiça dizer que vimos uma organização de produtores que funciona muito bem; valoriza parte significativa deste território, terrenos que não tinham interesse, e esta cultura está a revelar-se com imenso potencial”, disse João Moura à margem da visita às instalações da Kiwi GreenSun.

“Esta empresa contribuiu significativamente e favoravelmente para a nossa balança comercial, parte do sucesso que têm aqui é para exportação – é o nosso grande objetivo – e, portanto, é um agrado poder presenciar um caso de sucesso que utiliza tecnologia de grande monta e tem parcerias muito felizes com instituições de ensino superior, o que significa que é mais atrativa para os jovens que estão a estudar na área da agricultura”, sustentou.

Neste encontro, o secretário de estado ouviu “um conjunto de reparos” desta produção para que seja possível crescer. “A porta do Ministério da Agricultura está sempre aberta para qualquer momento da vida desta empresa, desta organização de produtores, para connosco poder dialogar. Algumas pretensões já têm décadas de existência, de controvérsias e resistências, que nós vamos tentar ultrapassar. O objetivo principal é, tendo este potencial gigante, não o desperdiçar”, disse.

Vítor Araújo, administrador da empresa, destacou o “muito trabalho que tem vindo a ser desenvolvido” na empresa que, apenas na parte de armazém, tem 62 funcionários efetivos. “Precisamos de continuar a ter apoios, mas mais que tudo, que não se complique o funcionamento das organizações, simplifiquem, porque muitas vezes é difícil vários organismos de estado estarem todos de acordo”.

Uma das questões levantadas por Vítor prende-se com o facto de “como organização e produtores a maior dificuldade que se nota é que somos barrados a muitos apoios que existem”, disse, lembrando também que falta terra para se poder expandir a plantação de kiwis.

“O acesso à terra é difícil e, muitas vezes, quando conseguimos temos impedimentos como licenças, é muito demorado as licenças para fazer os investimentos, o que atrasa a dinâmica de crescimento, que tem sido muito grande”.

Portugal é o quarto país do mundo no que à produção deste fruto diz respeito, sendo que “o potencial de crescimento é enorme”, finalizou o secretário de estado. No caso da Kiwi GreenSun há uma necessidade de crescimento. “Temos condições e mercado para isso, não temos conseguido corresponder a vários pedidos”, complementou o administrador da empresa.

Sofia Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença nesta visita, assim como Digo Costa, presidente da Junta de Freguesia União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, e Ricardo Araújo, deputado na Assembleia da República.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86