skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Seis das freguesias de Guimarães foram elevadas a vila há 27 anos

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 21, 2022
© Direitos reservados
São Torcato, Ponte e Lordelo cumprem esta terça-feira as sessões solenes para assinalar a efeméride, Serzedelo já o fez e Moreira de Cónegos fá-lo no sábado. Pevidém não divulgou qualquer iniciativa.

As freguesias de Moreira de Cónegos, Ponte, São Jorge de Selho (Pevidém), Lordelo, Serzedelo e São Torcato tornaram-se, a 21 de junho de 1995, vilas do concelho de Guimarães. Há precisamente 27 anos a Assembleia da República aprovou esse estatuto que viria a ser publicado em leis de 30 de agosto.

“Artigo único. A povoação de Moreira de Cónegos, do concelho de Guimarães, é elevada à categoria de vila”, refere a lei n.º 67/95, exprimindo um conteúdo que se repete nas leis alusivas às outras cinco freguesias.

Quase três décadas depois, São Torcato, Ponte e Lordelo assinalam a efeméride no próprio dia. Na vila conhecida pelas romarias, as comemorações arrancaram às 09h00, com o hastear da bandeira, na Junta de Freguesia, seguindo-se o repicar do carrilhão da Basílica de São Torcato, às 12h00, e a sessão solene, às 21h30, na Escola EB 2 e 3. As comemorações cruzam-se depois com a celebração do 24 de Junho, com a inauguração de um mural no Campo da Ataca, às 18h00 de 23 de Junho, e a colocação de uma coroa de flores no dia 24, às 09h30.

Já a sessão solene de Ponte, a mais populosa das vilas de Guimarães – 6.686 habitantes, segundo o Censos 2021 -, começa às 21h00 na Escola EB 2 e 3 Arqueólogo Mário Cardozo. O momento inclui a atribuição do título de Embaixador Nobre da Vila de Ponte a cinco personalidades: condecoração de Honra a Miguel Carneiro, padre, condecoração de Mérito – Grau Ouro a José Pimenta, ex-presidente do Campelos, e a Filipe Oliveira, até há bem pouco tempo presidente do Ponte, e condecoração por Serviços Distintos – Grau Ouro à Associação Protetora Animal de Ponte e a Joaquim Moreira Fernandes, a título póstumo. Rui Leite, ex-presidente da Cercigui, vai receber o título de Embaixador Nobre da Vila de Ponte.

Já Lordelo vai cumprir a sessão solene em Assembleia de Freguesia, marcada para as 21h15, nas antigas instalações da Escola do Alto. Um pouco mais a norte, Serzedelo assinalou a efeméride na passada sexta-feira, com um concerto noturno de Nuno Oliveira e Luís Miguel Syn, no largo da Igreja Românica, enquanto a vizinha Moreira de Cónegos fá-lo-á no sábado com a sessão solene às 15h30 e o 34.º Festival de Folclore Adulto, no Adro da Igreja, às 21h00.

Já São Jorge de Selho, a designada vila de Pevidém, não divulgou qualquer iniciativa para assinalar o 27.º aniversário da efeméride.

Estas seis povoações juntam-se a Caldas das Taipas, que assinalou o 82.º aniversário a 19 de junho, a Ronfe, que comemorou 23 da elevação a 13 de maio, e a Brito, que assinalou 21 anos a 19 de abril, como as vilas do concelho de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: