Selho ascende pela primeira vez à Pró-Nacional. Amigos de Urgeses na Honra
A freguesia de São Lourenço de Selho vai estar pela primeira vez representada no principal campeonato da Associação de Futebol de Braga durante a época 2023/24: o GD Selho garantiu neste sábado o primeiro lugar na Série 3 da fase de apuramento de campeão da Divisão de Honra e a consequente subida à Pró-Nacional, após vencer por 2-1 no campo do Desportivo de Ronfe, o único perseguidor na corrida pela subida e pelo título.
Perante bancadas repletas, a equipa da casa superiorizou-se na primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Luís Oliveira, mas a equipa treinada por Stéphane Varela inverteu o rumo dos acontecimentos na segunda metade, graças à pontaria de Manel; o jogador carimbou a reviravolta com um bis, que catapultou definitivamente a sua equipa para o primeiro lugar da série. Com uma jornada por se disputar, o Selho passou a somar 38 pontos e o Ronfe manteve os 33.
No próximo fim de semana, o Selho recebe o quarto e último classificado, UD São Veríssimo, para o jogo de celebração da subida, enquanto o Ronfe desloca-se a Barcelos para defrontar o Viatodos.
Amigos de Urgeses reavivam laços com a Divisão de Honra
A travessia do Amigos de Urgeses pelo mais baixo escalão da Associação de Futebol de Braga, a 1.ª Divisão, foi breve; ao receber e vencer o Aldão por 4-1 neste sábado, na 26.ª e última jornada da Série C, a equipa treinada por Nuno Machado assegurou o primeiro lugar da competição e selou o regresso à Divisão de Honra, escalão do qual fora despromovido no final da época 2021/22.
A equipa vermelha e branca impôs-se numa corrida lado a lado com o Operário de Famalicão até ao último dia; os homens de Urgezes apenas precisavam de vencer, face à vantagem no confronto direto, e fizeram-no, atingindo os 57 pontos em 24 jogos. O Operário acabou por perder a roda na última ronda, ao empatar com o Ruivanense (1-1) neste sábado, e foi segundo, com 55. O pódio fechou com outra equipa vimaranense, o São Cristóvão, com 51 pontos.