skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Shortcutz regressa com Guiné-Bissau, o assassínio de Gisberta e… Nicolinas

Redação
Cultura \ quarta-feira, setembro 28, 2022
© Direitos reservados
A mostra de curtas-metragens regressa nesta quarta-feira ao Cineclube, com duas obras em competição e a evocação da CEC, com o “O Bravo Som dos Tambores”, de João Botelho.

O Shortcutz Guimarães regressa da pausa do verão com um programa diverso, que congrega um dos pilares identitários da cidade – as Nicolinas – e a busca pelo outro, nas duas curtas-metragens em competição.

A partir das 21h30 desta quarta-feira, aqueles que se dirijam à sede do Cineclube de Guimarães podem assistir a Nha Sunhu, um filme de José Magro que, a partir da história de Iça, futebolista da Guiné-Bissau em Portugal, convida à reflexão sobre a “representação do/a outro/a” e os enviesamentos que daí advêm, e também O teu nome é.

Essa segunda curta em competição, realizada por Paulo Patrício, recorda o assassinato de Gisberta Salce Jr., cidadã transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo, que morreu em 2006, após torturada por um grupo de 14 adolescentes no Porto.

A 79.ª sessão do Shortcutz guarda ainda tempo para uma curta convidada, uma viagem até à Capital Europeia da Cultura. Realizada em 2012 por João Botelho, O Bravo Som dos Tambores retrata as Nicolinas, pilar da cultura da cidade, com raízes no século XVII.

Além da curta convidada, há também um convidado: o crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: