skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Set.Up Guimarães promove 15 ideias de negócio. A maioria ligada ao têxtil

Redação
Economia \ segunda-feira, junho 21, 2021
© Direitos reservados
Programa apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela TecMinho vai apoiar ideias baseadas, por exemplo, em soluções têxteis para saúde ou processos tecnológicos sustentáveis para o setor.

O programa de aceleração de ideias de negócio de Guimarães vai apoiar, por exemplo, um projeto de soluções têxteis inteligentes para a promoção da saúde, a reutilização de materiais têxteis para aumentar o reaproveitamento na indústria ou a implementação de processos tecnológicos sustentáveis para o setor têxtil. Há também espaço para a criação de “soluções de transporte sustentáveis” ou para “produtos inteligentes para os desafios societais”, diz a Câmara Municipal de Guimarães.

Estes são alguns dos campos abrangidos pelas 15 ideias de negócio que, na primeira fase, o Set.Up IN(dustry), programa intensivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, através da Set.Up Guimarães em parceria com a TecMinho, decidiu apoiar.

Além do desenvolvimento e do crescimento de ideias de negócio, o projeto visa criar uma ligação entre novos empreendedores e as indústrias que fazem parte do projeto Guimarães Marca, suportando o “crescimento de uma nova cultura industrial na região”, baseada em “soluções inovadoras”, lê-se no comunicado.

Nesta fase decorrem, sessões temáticas de workshops com a participação dos seguintes formadores: Elisabete Sá, Alexandre Mendes, Pedro Amarante, Catarina Mocho, Jorge Montes, José Carlos Pereira, Filipe Moreira e Paulo Salgado. Todos os projetos serão ainda acompanhados por mentores no sentido de procederem à respetiva monitorização, através de Fernando Freitas, Frederico Ferreira e Nuno Marques, prossegue a autarquia.

 

“Conjugação entre economia e sistemas inteligentes”

O Vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico (DDE), Ricardo Costa, destacou a “conjugação entre a economia e sistemas inteligentes” no âmbito do projeto I9G que consiste numa estreia ligação entre os centros de conhecimento, o tecido empresarial e o governo.

“A Câmara Municipal definiu um programa para aliar startups e empresas, através da incubação industrial ao apoiar o desenvolvimento e o crescimento de ideias de negócio, estabelecendo uma ligação entre novos empreendedores e as indústrias do Município, em parceria com a TecMinho, potenciando o desenvolvimento das ideias na indústria”, referiu.

Para o diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, o programa de empreendedorismo Set.Up IN(dustry) marca “uma diferenciação no âmbito dos programas que têm vindo a ser desenvolvidos em Portugal”, por causa da integração da componente de incubação industrial, que vem dar resposta às “limitações de existirem ideias com potencial de mercado”, que se ficam pelo plano de negócio e pelo facto de não existirem recursos que suportem a componente de uma ligação ou maior proximidade com o mercado”.

“Será possível desenvolver as invenções identificadas, no sentido de as transformar inovações, que possam contribuir para a economia local e nacional, projetando a criação de valor, de emprego e de riqueza para a região”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: