
SMS expõe cartazes de cinema da 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães
A Sociedade Martins Sarmento inaugura, no sábado, dia 25 de outubro, às 17h30, a exposição de cartazes de cinema “Mão de ferro, luva de seda”, integrada na 5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG).
O primeiro dia da bienal começa às 11h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), com a inauguração da exposição “A linha clara”, de Cristina Sampaio, artista homenageada com o Prémio Carreira BIG 2025.
Às 12h00, o Palacete de São Tiago recebe a exposição “Amor de perdição”, de Ilda David. Já às 14h00, o pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) acolhe a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais BIG 2025, com a presença dos membros do júri e dos artistas concorrentes.
Mais tarde, às 19h00, será inaugurada a exposição “Vai e brinca!”, de Madalena Matoso, vencedora do Prémio BIG 2023 e autora do cartaz oficial da edição de 2025.
O programa do primeiro dia encerra às 21h30, no auditório Francisco Abreu do CCVF, com o espetáculo “Desenhar os sons com a luz dos dedos”, que reúne Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e António Jorge Gonçalves.
A 5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães decorre até 31 de dezembro, apresentando 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais. O evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com organização da cooperativa MOTOR – Produção Cultural. A direção artística é de Tiago Manuel e a direção técnica de Rui Bandeira Ramos.