SMS inaugura exposição do vimaranense Luís Canário Rocha
Depois da exposição de fotografia alusiva aos 100 anos da inauguração do Café Oriental, com a curadoria da associação Muralha, a galeria de exposições da Sociedade Martins Sarmento (SMS) prepara-se para albergar uma coleção artística mais recente, da autoria de Luís Canário Rocha.
Produzida pela Astronauta – Associação Cultural, com curadoria de Helena Mendes Pereira, a exposição “Latíbulo, onde os deuses se escondem” reúne obras criadas pelo artista vimaranense entre 2015 e 2025, sendo inaugurada às 16h00 deste sábado.
O termo latíbulo, refere a nota de imprensa da SMS, pode ser “interpretado como um espaço de liberdade, intimidade ou abrigo que contrasta com a rigidez das hierarquias sociais”, visando assim explorar como “as diferentes classes sociais experimentam e interagem com a sociedade”.
“Latíbulo, onde os deuses se escondem pretende refletir sobre as hierarquias sociais e a importância dos objetos ou figuras que frequentemente são negligenciadas. Um espaço não apenas de abrigo, mas de revelação das “divindades” que, na sua insignificância aparente, exercem uma influência profunda sobre a vida quotidiana”, lê-se.
Esta mostra, que se relacionada com a coleção do museu a partir dos conceitos de relíquia/ruína, escavação/destruição, tempo suspenso/tempo estagnado”, estará patente até 12 de abril.