skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

SMS promove exposição sobre Nicolinas e lança habitual Feira do Livro

Redação
Desporto \ segunda-feira, dezembro 01, 2025
© Direitos reservados
A exposição decorre entre 27 de novembro e 08 de dezembro no átrio do edifício da rua Paio Galvão. No mesmo local, decorre a Feira do Livro, entre 27 de novembro e 11 de janeiro de 2026.

O átrio da Sociedade Martins Sarmento (SMS) encontra-se, desde quinta-feira, repleto de livros, documentos e peças de valor simbólico e histórico para duas iniciativas que coexistem no mesmo local.

Uma delas é a exposição “Nicolinas”, alusiva à festividade dos estudantes de Guimarães em honra de São Nicolau, que reúne peças e livros de acervo documental da SMS, bordados e três lanças gentilmente cedidas por nicolinos. A exposição está patente até ao feriado de 8 de dezembro, uma segunda-feira.

Patente no mesmo local, desde o mesmo dia, a habitual Feira do Livro da Sociedade Martins Sarmento estende-se até 11 de janeiro. À venda, estão disponíveis publicações da SMS, de livreiros e de alfarrabistas convidados.

A feira vai ser palco para o lançamento de quatro publicações: "Lugares de Camilo", de Luís Gonçalo Pimentel, a 5 de dezembro, "Enterrem-me na Vertical", de Clara Macedo Cabral, a 10 de dezembro, "Café Oriental (Egípcio) - Esbôço Explicativo", de Luíz Augusto de Pina Guimarães, apresentado pelos professores José das Candeias Sales e Susana Mota, a 19 de dezembro, e os volumes 134 e 135 da Revista de Guimarães, uma das publicações de cariz científico mais antigas de Portugal, lançada em 1884, em janeiro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #128 - Os representantes do município nas cooperativas