Vida e obra de Martins Sarmento no programa Visita Guiada, da RTP 2
Fotógrafo, escritor, etnógrafo, cidadão preocupado com a educação e arqueólogo, o papel pelo qual garantiu reconhecimento internacional, Francisco Martins Sarmento é o protagonista da próxima edição do Visita Guiada, programa televisivo dedicado à cultura portuguesa ou relacionada com Portugal, emitido na RTP 2. A transmissão está marcada para as 22h45 de segunda-feira.
O programa vai mostrar a Sociedade Martins Sarmento, fundada em 1881, em sua homenagem, por alguns dos mais distintos cidadãos vimaranenses à época, ou a Citânia de Briteiros, um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitetura, escavado por Martins Sarmento a partir de 1874.
A instituição fundada em 1881 nasceu ainda para “instruir o povo vimaranense e desenvolver economicamente a região”, criando e apoiando escolas, fundando a primeira biblioteca pública da cidade e promovendo a exposição industrial de 1884, ano também marcado pela chegada do comboio a Guimarães ou pela abertura da escola industrial. A visita estará a cargo dos historiadores Antero Ferreira, presidente da SMS, e Francisco Brito, membro da direção da SMS.