skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sociedade Martins Sarmento expõe primeira edição de “Os Lusíadas”

Redação
Cultura \ sábado, junho 10, 2023
© Direitos reservados
A instituição vimaranense expõe um dos raros exemplares da primeira edição do poema épico de Luís Vaz de Camões, publicada em 1572, entre as 14h30 e as 17h30 de sábado.

O exemplar de “Os Lusíadas” à guarda da Sociedade Martins Sarmento (SMS) vai ser exposto este sábado, 10 de junho, Dia de Portugal, na sala de leitura da biblioteca da Sociedade Martins Sarmento. O exemplar, um dos raros sobreviventes da primeira edição da obra de Luís Vaz de Camões, publicada em 1572, estará ao alcance dos olhos dos visitantes entre as 14h30 e as 17h30, com entrada livre.

A SMS detém outras edições da epopeia, algumas delas de considerável valor bibliográfico e patrimonial, sobressaindo esse exemplar da edição original. “Segundo os especialistas, o exemplar da biblioteca da SMS é designado de Princeps por apresentar características textuais e gráficas, estas últimas no frontispício, diferentes daquelas que se identificam nos livros da segunda impressão do mesmo ano”, lê-se no comunicado da instituição.

Composto em 10 cantos e impresso, o texto épico de Luís Vaz de Camões foi impresso por duas vezes em 1572, com o apoio do Rei D. Sebastião e com o parecer favorável do censor do Santo Ofício, tendo tido subsequentes impressões ao longo dos tempos, quer na língua original, quer traduzido noutras línguas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73