skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sociedade Musical de Guimarães lança festival internacional de saxofone

Redação
Cultura \ quinta-feira, fevereiro 12, 2026
© Direitos reservados
Evento marcado para julho visa atrair instrumentistas consagrados para atuar, mas também para partilharem conhecimento com estudantes do ensino artístico especializado.

A “ambição de descentralizar a oferta artística em Portugal” e de afirmar Guimarães como “ponto de encontro internacional do ensino e da performance musical” motivou a criação do Guimarães International Saxophone Festival (GISF), evento que se vai realizar pela primeira vez de 7 a 10 de julho de 2026, informa a Sociedade Musical de Guimarães (SMG), em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Com direção artística de Tiago Costa, saxofonista natural de Vizela que se formou na cidade-berço, no Porto, em Aveiro e em Amesterdão, e professor do Conservatório de Guimarães, o GISF vai receber, por exemplo, o francês Nicolas Arsenijevic, professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, e o neerlandês Henk van Twillert, uma das figuras mais influentes do saxofone europeu.

O festival que terá como sede o Conservatório de Guimarães conta ainda com Nuno Silva, saxofonista, pedagogo e sonoplasta português, com intensa atividade artística internacional e uma forte ligação à criação interdisciplinar e ao desenvolvimento de novo repertório para o instrumento.

Disposto a afirmar-se como “festival de referência no panorama nacional e internacional”, o GISF vai incluir, na primeira edição, concertos, masterclasses, workshops, conferências e projetos de música de câmara, com a intenção de democratizar o acesso ao ensino artístico especializado, ao permitir que estudantes de diferentes níveis de formação possam trabalhar diretamente com músicos e pedagogos de referência internacional.

Para Tiago Costa, o GISF é “um projeto de democratização do ensino e de elevação da qualidade pedagógica e artística”, com “partilha de conhecimento e de excelência” e “reflexão sobre o papel da música enquanto forma de expressão que transcende contextos e reforça a experiência coletiva”.

Apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Fundação Manuel António da Mota, o festival organizado pela SMG tem uma vertente solidária, associando-se, na primeira edição, à Associação Portuguesa de Leucemia e Linfoma.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo