
Sócio número um do Vitória SC, José Luís Fernandes, morre aos 97 anos
Consagrado sócio número um do Vitória SC em 2023, José Luís Fernandes morreu neste domingo de manhã, aos 97 anos.
"O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de José Luís Silva Xavier Fernandes aos 97 anos de idade. Nascido a 06 de maio de 1927, tornou-se vitoriano convicto desde cedo. Sócio há mais de 80 anos, desde 1943, acompanhou o Clube do coração nas mais diversas latitudes, sendo testemunha do seu crescimento, e transmitiu a paixão pelo Vitória Sport Clube à sua família", refere a nota publicada no sítio oficial do clube.
Nascido em 1927 e associado do clube desde 1944, o corpo do sócio número um esteve em câmara ardente na igreja do Cristo Rei, no Porto, e também estará na igreja de Santa Marinha da Costa a partir das 11h00 desta segunda-feira, onde vai decorrer o funeral, a partir das 15h00. No final vai a cremar no crematório de Guimarães.
Ainda na nota publicada, o Vitória SC destaca que José Luís Silva Xavier Fernandes foi "um homem com virtudes excecionais", "admirador da vida e dos bons princípios", com "uma mente brilhante" que se manteve "lúcido até ao fim da sua vida". "Sócio exemplar, o seu nome tornou-se sinónimo do que é ser vitoriano e o seu humanismo tornou-o numa referência e numa inspiração para todos os que o conheceram", frisa.
O clube lembra também as palavras dirigidas ao universo vitoriano quando foi agraciado com o Prémio de Honra na Gala do Centenário em 2023: “Sigam em frente, acompanhem o Vitória sempre, já que eu não posso. Acompanhei durante muitos anos, em muitos sítios, no país todo, agora limito-me a ver na televisão”.
"Com um agradecimento pela dedicação de toda a vida, o Vitória Sport Clube presta solidariedade e endereça sentidos pêsames à família e amigos neste momento de profunda tristeza, decretando três dias de luto. José Luís Silva Xavier Fernandes viverá eternamente na memória de todos os que com ele se cruzaram e na história do seu clube do coração", lê-se ainda.