Romaria da Senhora da Conceição volta com Sofia Escobar e missa na RTP
Parte do imaginário de Guimarães há décadas, com o culto católico na capela a entrelaçar-se com as bancas de doces no exterior, incluindo os Sardões e Passarinhas, doces de açúcar e farinha de centeio exclusivos da cidade-berço nesta época do ano, a Romaria de Nossa Senhora da Conceição está de volta nesta quinta-feira.
Entre os vários momentos do programa, sobressai o concerto de Sofia Escobar, praticamente esgotado: dos 574 lugares disponíveis na Igreja de Nossa Senhora da Conceição para o concerto de sábado à noite (21h30), falta apenas vender cinco, indica a Bilheteira Online.
Reconhecida pelos vários galardões e prémios nacionais e internacionais na sequência das interpretações de Maria em West Side Story e de Christine em O Fantasma da Ópera, a cantora e atriz vimaranense apresenta o seu mais recente álbum, Tanto mais, num concerto de angariação de fundos para o restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, templo que remonta ao século XVI e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1955. O espetáculo terá a companhia de um quarteto de cordas, de sopros e de uma banda.
Outro momento que sobressai na programação é o da eucaristia solene, com transmissão na RTP a partir das 10h00 de sexta-feira, precisamente o dia em que se assinala o feriado da Imaculada Conceição. Ao início da tarde – 14h30 -, tem lugar a procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição.
A edição de 2023 da festa católica começa às 20h30 desta quinta-feira, com uma eucaristia seguida de procissão de velas e com a atuação do grupo Musiminho, às 22h00. Já a sexta-feira inclui a primeira de três atuações de grupos folclóricos de Guimarães – o Rancho Folclórico de Santo Estêvão de Briteiros, às 15h30 – e a atuação da também vimaranense Liliana Oliveira, às 22h00.
No sábado, o Grupo de Cantares da Associação de Moradores de Nossa Senhora da Conceição atua às 15h30 e a aula livre de zumba tem lugar às 16h30, enquanto no domingo há tempo para os grupos folclóricos de São Martinho de Candoso e de Tabuadelo, a partir das 14h30, e para um momento de bombos às 18h30, precisamente antes do encerramento, às 19h00.