skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Soldadinhos de Chumbo: Na Casa do Lanceiro há quatro novos esquadrões

Redação
Cultura \ quarta-feira, março 13, 2024
© Direitos reservados
Coleção rara do Mestre Cutileiro está, agora, exposta na Casa do Lanceiro, no Convento dos Capuchos e pode ser apreciada.

A Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal (AVLP), sediada em Guimarães, alargou o seu espólio museológico, ao adquirir quatro Esquadrões de Lanceiros da Rainha a Lanceiros Del Rei.

Esta coleção de Soldadinhos de Chumbo trata-se de um conjunto de peças raras, da autoria do Mestre Cutileiro, que já podem ser apreciadas no museu da instituição, no Convento dos Capuchos.

A AVLP promete, através desta nova aquisição, “uma viagem no tempo” em que é possível viajar “à infância e à arte de brincar dos nossos pais e avós à história da cavalaria e dos Lanceiros de Portugal”.

“Numa época de brinquedos virtuais, tablets, gadgets, telemóveis e consolas, no Museu - Casa do Lanceiro os Soldadinhos de Chumbo ainda têm o seu lugar a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal acabou de adquirir com o apoio de mecenato cultural de uma conceituada empresa vimaranense de engenharia e construção”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73