Sonus Art Fest nomeado finalista dos Iberian Festival Awards
A quarta edição do Sonus Art Fest, realizada em 10 e 11 de outubro de 2025, é finalista dos Iberian Festival Awards na categoria de melhor programa cultural – Best Cultural Programme é a designação oficial.
O júri especializado associado à iniciativa escolheu 10 finalistas para a categoria, a partir de 51 eventos nomeados, com os resultados a serem conhecidos em 14 de março, na gala que vai decorrer no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, cidade que ostenta o título de Capital Portuguesa da Cultura em 2026.
Nos 10 finalistas, há cinco festivais portugueses e cinco espanhóis. Em representação de Portugal, contam-se ainda o Azores Burning Summer, em Porto Formoso, na ilha de São Miguel, o Cordas World Music Festival, na ilha do Pico, o Festival MED, em Loulé, e o Festival Músicas do Mundo, em Sines. No país vizinho, os finalistas são o Festival Murmura, em La Alpujarra, na Andaluzia, o Festival Sinsal, na ilha de San Simón, perto de Vigo, na Galiza, o Icónica Santalucia Sevilla Fest, na capital andaluza, o La Rioja Music Fest, em Logroño, e o Revenidas, em Vilaxoán de Arousa, na província galega de Pontevedra.
O Sonus Art Fest esteve ainda nomeado para mais sete categorias, incluindo a de melhor pequeno festival e de melhor festival indoor. “Este reconhecimento destaca a consistência da programação do Sonus Art Fest e a sua aposta contínua numa proposta cultural que cruza música emergente, artes visuais e a valorização de espaços culturais da cidade de Guimarães”, vinca a organização, em nota de imprensa.
A organização do Sonus Art Fest confirma o regresso do festival em 2026, com “datas a anunciar brevemente”, no sentido de reforçar “o compromisso com a cidade de Guimarães e com a promoção de novos talentos nacionais e internacionais”.