skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Soprano Elisabete Matos é número dois do PS por Braga. Luís Soares é o seis

Redação
Política \ sexta-feira, dezembro 10, 2021
© Direitos reservados
Diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos secunda José Luís Carneiro no elenco socialista pelo distrito para 30 de janeiro. O presidente da Junta de Caldelas repete presença de 2019.

A reconhecida soprano Elisabete Matos, condecorada com a distinção de Oficial da Ordem do Infanta D. Henrique na Presidência da República de Jorge Sampaio, e Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e da Concelhia do PS de Guimarães, são os representantes do concelho na lista do partido pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 30 de janeiro de 2022.

Nascida nas Caldas das Taipas em 1964, Elisabete Matos dirige o Teatro Nacional de São Carlos desde 2019 e candidata-se pela primeira vez à Assembleia da República, sendo praticamente certa a sua eleição enquanto número dois da lista. Já Luís Soares sobe um lugar na hierarquia: foi eleito deputado em 2019 como número sete da lista e é agora o número seis.

De fora da lista está a também vimaranense Sónia Fertuzinhos, cabeça de lista do PS por Braga em 2019. A deputada recusou candidatar-se de novo, encerrando assim um ciclo de 26 anos consecutivos na Assembleia da República.

O cabeça de lista pelo distrito é José Luís Carneiro, político nascido em Baião, distrito do Porto, que é secretário-geral adjunto do PS e foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019. Joaquim Barreto, político de Cabeceiras de Basto que lidera a Federação Distrital de Braga, é o número três, seguindo-se Hugo Pires (número quatro), candidato socialista à Câmara Municipal de Braga nas últimas Autárquicas, e Palmeira Maciel (número cinco), líder das Mulheres Socialistas do distrito. Ambos foram vereadores na era de Mesquita Machado na cidade dos arcebispos.

Ler mais aqui.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: