Sub-17 de Portugal, com os vitorianos Zeega e Verdi, são campeões do mundo
Portugal é campeão do mundo de futebol em seleções sub-17! O feito, que só fora previamente alcançado no escalão de sub-20, em 1989 e em 1991, consumou-se nesta quinta-feira, com o triunfo sobre a Áustria, por 1-0, na final disputada no International Khalifa Stadium, em Al Rayyan, no Qatar.
Esse triunfo, selado com um golo de Anísio Cabral, selou uma caminhada iniciada em 3 de novembro, para a qual contribuíram dois jogadores do Vitória SC: o médio Santiago Verdi e o atacante Zeega.
Campeões europeus em junho, os dois vitorianos foram convocados para o mundial e foram utilizados, cada um, em sete das oito partidas disputadas pela equipa das quinas.
Santiago Verdi entrou aos 77 minutos da final, depois de já ter alinhado em seis partidas, falhando apenas o encontro com o Japão, na fase de grupos, que assinalou a única derrota portuguesa na competição (2-1). O fafense somou 200 minutos com a camisola de Portugal.
Zeega, por seu turno, permaneceu no banco de suplentes durante a final, após ter sido utilizado nos sete restantes jogos. O atacante natural de Rebordosa, no concelho de Paredes, marcou o golo da derrota com o Japão (2-1) e um outro na goleada ao México (5-0), nos oitavos de final, em que somou ainda uma assistência. O jogador somou 269 minutos na prova.
“O Vitória Sport Clube felicita os dois atletas e a seleção nacional por mais um feito ímpar no futebol português”, escreveu o clube preto e branco a propósito dos jogadores dos seus escalões de formação, que já alinharam pela equipa B, na Liga 3.