skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sunset Praça: “com a marca Guimarães” para “todos os públicos”

Bruno José Ferreira
Cultura \ quarta-feira, junho 29, 2022
© Direitos reservados
Evento que nasceu há uma década no Centro Histórico está em mutação. Alarga horizontes ao Toural para chegar ao “grande público” e pretende ser um evento “diferenciador”.

O Sunset Praça, evento que emergiu em em 2012 nas Praça do Centro Histórico de Guimarães, de forma mais vincada na Praça de São Tiago, desenvolveu-se e este ano atinge um novo ponto de maturação. Organizado pela Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) em conjunto com a Câmara Municipal de Guimarães e tendo Pedro Oliveira como diretor artístico, o evento quer “promover o dinamismo artístico da cidade”.

É essa a convicção de José Diogo Silva, presidente da AVH, que pretende “potenciar este evento a uma escala mais regional e não tanto local”, na medida em que a organização ambiciona que esta seja uma iniciativa de cariz “diferenciador e com a marca Guimarães”.

Pedro Oliveira projeta uma “festa criada para tentar agradar a todas as faixas etárias, como o próprio programa demonstra”. A “novidade” é o alargamento ao Toural – entre as 20horas e as 2horas –, contando também com um palco livre “aberto aos artistas da cidade” na Praça de São Tiago, ao fim da tarde.

Presente na conferência de imprensa de apresentação deste evento, o vereador com o pelouro da cultura, Paulo Lopes Silva, acredita que o Sunset Praça será “sentido pelo comércio, pela restauração e pela hotelaria da cidade”, à boleia desta intenção de “passar de sunset para uma festa que chegue ao grande público com o alargamento para o Toural”.

No entender de Paulo Lopes Silva esta iniciativa irá “dinamizar Guimarães” e ajudar na “captação de outros públicos, não só de Guimarães, mas a nível regional, nacional e até internacional”.

O Sunset Praça está agendado para o próximo sábado, dia 2 de julho, ao fim da tarde na Praça de Santiago e a partir das 8horas no Largo do Toural. Por esse motivo, a principal praça da cidade estará interdita ao trânsito.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: