skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Álvaro Pacheco e “final” com Penafiel: “A Taça não dá tempo para recuperar”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ quarta-feira, janeiro 10, 2024
© Direitos reservados
Treinador crê que o plantel já mudou o enquadramento mental para o duelo de quinta-feira e pede seriedade frente a um adversário que atravessa a melhor fase da temporada.

A forma como o Vitória vai encarar a receção de quinta-feira à noite ao Penafiel, para os oitavos de final da Taça de Portugal, vai “ser determinante” para o futuro a preto e branco na presente edição da prova rainha, reconhece Álvaro Pacheco.

“A Taça não dá tempo para recuperar. É a eliminar. Temos de encarar este jogo como uma final, para se ganhar. Vamos jogar com um adversário que nos vai criar dificuldades. O nosso processo é olhar para as incidências do jogo e ver como somos capazes de as ultrapassar”, adiantou o timoneiro vitoriano, na conferência de antevisão ao desafio marcado para as 20h15.

Os seus pupilos devem, por isso, entender o que os faz continuar na Taça, depois dos triunfos sobre Moncarapachense e Länk Vilaverdense, e impor o seu jogo perante um adversário que vai “jogar descomplexado” e “exigir foco”, a viver o melhor momento na temporada – ganhou dois jogos e empatou outro nas mais recentes três jornadas da Liga Sabseg, tendo subido ao 14.º lugar do segundo escalão do futebol nacional.

“Vamos enfrentar um Penafiel que tem vindo a crescer, que vem de resultados positivos. Este é o melhor Penafiel da época, pelo seu crescimento. Tem valor e qualidade. Por isso, está nesta prova e quer continuar na prova. Quer continuar a fazer Taça”, avisa o técnico de 52 anos, lembrando que a equipa treinada por Hélder Cristóvão está “mais confortável nos seus processos ofensivos” e é “forte nas bolas paradas”.

Outro aviso é o recorde vitoriano de eliminações por equipas de escalões secundários. Essa tendência pode ser um espelho de que “as coisas não acontecem” conforme o esperado quando uma equipa deixa de ser aquilo que é. “Pode servir de alerta. Quando não somos nós e não encaramos os desafios com a mesma seriedade, as coisas não acontecem da forma que pretendemos. A nossa filosofia de vida é a de sermos campeões. Não podemos perder uma oportunidade para jogarmos à Vitória”, acrescenta o técnico.

Álvaro Pacheco vincou ainda que o jogo de quinta-feira é mais uma etapa "num processo de crescimento" e precisa do apoio dos adeptos para amparar a equipa rumo à fase seguinte da prova rainha. “É fundamental estarem presentes. A energia que os adeptos passam para nós é importante. É uma motivação para continuarmos o sonho nesta prova”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: