skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Teatro: Guimarães vai receber uma Praga de estreias em maio

Redação
Cultura \ quarta-feira, abril 21, 2021
© Direitos reservados
Entre 06 e 09 de maio, o Teatro Praga vai estrear duas peças de teatro na cidade, apresentando também uma oficina de leitura e a produção de um filme.

Na primeira quinzena de maio, a cidade vai ser assolada por duas peças de teatro em estreia, uma oficina de leitura sobre literatura dramática e a apresentação work in progress de um filme. Todo este programa tem o selo do Teatro Praga, que regressa a Guimarães após a apresentação da shakespeariana Romeu e Julieta, entre 01 e 03 de dezembro de 2020, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

A invasão começa precisamente com outra peça inspirada em William Shakespeare, neste caso em Macbeth. Entre 06 e 08 de maio, a companhia lisboeta vai apresentar MacBad, peça destinada a maiores de seis anos, em que o protagonista é um aficionado dos videojogos.

Para a obra ter um fim, a companhia lisboeta recorre a “mecanismos inspirados em sistemas de jogos famosos de "interpretação de papéis" como Dungeons & Dragons e Game Centers, explica o comunicado da Oficina. Os possíveis caminhos oferecidos pela peça vão convergir para as profecias de Macbeth. A peça vai ter sessões destinadas às escolas, em 06 e 07 de maio, e é novamente apresentada a 08 de maio, um sábado, numa sessão dedicada às famílias, no Pequeno Auditório do CCVF, às 10:00.

Já a black box do Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG) vai receber a estreia de Info Maníaco, obra em que o “humano se repensa enquanto entidade figurativa”, com um ator em cena que “tanto fala de si mostrando tudo” como “mostra ser tudo menos ele”, adianta a nota da Oficina. Esta criação de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes assume-se como “uma espécie de glossário retrospetivo do trabalho do Teatro Praga”, que inclui “poemas, coreografias e receitas de poções mágicas”. O espetáculo sobe ao palco às 19:30 de 07 de maio e às 11:00 de 08 de maio.

O Teatro Praga vai ainda apresentar Dicionário, uma oficina em que os participantes leem um texto dramático de José Maria Vieira Mendes sobre um “jovem em crescimento” e discutem-no, “aproveitando a conversa para pensar o modo como se lê literatura dramática” e como o leitor se relaciona com as “temáticas sugeridas pelo texto”. A experiência, agendada para 08 de maio, entre as 10:00 e as 13:00, destina-se às pessoas entre os 13 e os 25 anos de idade, com um custo de dois euros, que requer inscrição prévia.

No último dia, às 10:00, é apresentado o work in progress de Supernatural, um filme da companhia e de Jorge Jácome com a companhia Dançando com a Diferença. A obra, descreve o comunicado da Oficina, desenrola-se como se quisesse “sair da tela para ver e escutar quem o olha”, mas também “para ser cheirado e visto para lá do que se vê”. Oferece, assim, duas formas de lidar com o "natural": recusá-lo ou expandi-lo, lê-se.

Agendada para as 10h00, no CIAJG, a exibição terá entrada gratuita até ao “limite da lotação” e será seguida de uma conversa presencial em torno do filme com André e. Teodósio, José Maria Vieira Mendes, Jorge Jácome e Henrique Amoedo, da direção artística da Dançando com a Diferença.

 

* Créditos da fotografia: Alípio Padilha

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: