Teatro Oficina de regresso com programação para diversos públicos
O Teatro Oficina regressa para mais uma temporada repleta de dinâmica, com programação dirigida e aberta a diversos tipos de público, e continuamente com a formação e a criação na mira, com Mickaël de Oliveira ao leme.
O começo desta nova caminhada da companhia de teatro vimaranense, que se inicia neste mês de setembro com epicentro no Espaço Oficina (Av. D. João IV), acontece com a abertura das inscrições das Oficinas do Teatro Oficina (OTO) para a temporada de 2024/2025, dando continuidade à oferta da companhia no âmbito da formação artística e teatral em diversas faixas etárias, e com o Ensaio Aberto da nova criação “Sexo e Morte: entre estados libidinais e liminares” (18 setembro), com direção artística de Aura e interpretação António Onio, Ana Rita Xavier, e da própria Aura.
As Oficinas do Teatro Oficina (OTO) regressam assim para uma nova temporada a decorrer em duas fases: uma primeira de formação (7 de outubro a 14 de dezembro de 2024) e uma segunda fase vocacionada à criação de um espetáculo (6 de janeiro a 31 maio de 2025). As OTO compartimentam-se em três turmas, com distintos níveis etários na aprendizagem teatral, qualificando-as com profissionais de excelência para a descoberta do que pode ser o ‘teatro’, nomeadamente em relação aos seus desafios na interpretação.
A turma ‘nível 1’ acolhe crianças (6-12 anos) para as introduzir a algumas práticas teatrais iniciáticas, proporcionando-lhes uma formação lúdica e exploratória em torno de exercícios de interpretação e de leitura de textos literários e teatrais, com as sessões a decorrer aos sábados das 14h30 às 16h30. A turma ‘nível 2’ junta adolescentes e jovens adultos (13-17 anos) a cada sábado das 16h30 às 19h30, numa formação que aposta na consolidação de técnicas de interpretação, explorando a sua dimensão dramatúrgica e as teatralidades contemporâneas. A turma ‘nível 3’ reúne adultos (+18), à segunda-feira das 18h30 às 21h30, para aprofundar as práticas adquiridas na área de interpretação e dramaturgia do nível anterior e desenvolver trabalhos de criação. Os resultados finais dos trabalhos a decorrer ao longo do ano serão apresentados em maio de 2025.
As inscrições, com lotação limitada, estão abertas de 1 a 12 de setembro, podendo ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível em aoficina.pt e teatrooficina.pt, onde é também possível encontrar informação complementar a este respeito. Como alternativa, é também possível formalizar as inscrições pelo telefone 253424700 ou presencialmente nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória e da Loja Oficina. O valor da mensalidade para participação nas OTO é de 25 euros para as turmas de ‘níveis 1 e 2’ e de 30 euros para a turma de ‘nível 3’. O custo da inscrição corresponde ao pagamento do primeiro e último mês de participação neste ano letivo.