Temperaturas podem chegar aos 42ºC: Proteção Civil pede medidas preventivas
A Proteção Civil, nomeadamente o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, emitiu um comunicado no qual alerta para o “aumento do risco de incêndio” devido às expectáveis altas temperaturas que se farão sentir nos próximos dias um pouco por todo o país.
De acordo com a nota enviada às redações, o IMPMA prevê para os próximos dias o “aumento da temperatura, podendo […] atingir valores próximos dos 40°C e, pontualmente, os 42ºC”, o que aumenta, então, o “risco de incêndios”.
Nesse sentido, a Proteção Civil alerta que “é proibido fazer Queimada Extensiva sem autorização”, é também “proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural” e, entre outros, “é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
De resto, esta entidade aconselha o aumento da “ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia”, “aplicar protetor solar”, “usar chapéu e roupas claras, largas e frescas”, 2optar por refeições leves e frescas” e ainda “refrescar-se com água ao longo do dia”.