skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tiago Costa e Beatriz Fernandes vencem São Silvestre de Guimarães

Redação
Desporto \ segunda-feira, dezembro 15, 2025
© Direitos reservados
Atletas do Vitória SC dominaram a primeira edição da prova, com uma corrida de 7 quilómetros que percorreu algumas das principais ruas da cidade, terminando junto à estátua de D. Afonso Henriques.

As vitórias de Tiago Costa, na vertente masculina, e de Beatriz Fernandes, na vertente feminina, espelharam o domínio do Vitória SC na edição inaugural da São Silvestre de Guimarães.

Com partida e meta na rua Conde D. Henrique, em pleno centro histórico, junto à estátua de D. Afonso Henriques criada por Soares dos Reis, a corrida desenrolou-se ao longo de sete quilómetros, por algumas das principais ruas da cidade, e teve em Tiago Costa o atleta mais rápido.

Melhor vitoriano no campeonato nacional de corta-mato, realizado em 23 de novembro, em Lagoa, no Algarve, com o 31.º lugar da geral individual, Tiago Costa cortou a meta ao cabo de 20:30 minutos, batendo o sub-23 do Santa Tecla, João Rodrigues, que fez um tempo de 20:49 minutos, e o também vitoriano Pablo Otero, terceiro classificado, com 20:51 minutos.

O Vitória SC assegurou sete dos 10 primeiros lugares de uma corrida que reuniu 695 atletas: Miguel Vieira foi quarto classificado (21:06), Tiago Freitas quinto (21:19), João Antunes sexto (21:43), João Carvalho sétimo (21:45) e Bruno Abreu oitavo (21:56).

O atletismo vimaranense esteve ainda representado pela El Comandante Team, pelo GD Airão, pela Erdal, pelo Torcatense, pelo Núcleo de Atletismo das Taipas, pela ACB Brito, pelo Unidos do Cano ou pelo Clube Recreativo de Candoso.

Já Beatriz Fernandes cruzou a meta com um tempo de 23:50 minutos e venceu a São Silvestre de Guimarães, uma semana depois de ter vencido a São Silvestre de Barcelos. A atleta de 23 anos estabeleceu uma diferença de quase dois minutos para a segunda classificada, a também vitoriana Marina Porteiro (25:49). Custódia Rodrigues, do Núcleo de Atletismo das Taipas, fechou o pódio, com a marca de 29:55 minutos. O top 10 contou ainda com outras duas atletas do Vitória: Patrícia Fertuzinhos, quinta classificada (30:24), e Céu Fernandes, sexta (30:26), numa prova que reuniu 345 corredoras.

O evento inclui ainda uma caminhada de sete quilómetros, reunindo, no total, cerca de 1.500 participantes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia