skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 setembro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tiago Margarido: "O resultado mais justo seria um empate"

Rodrigo Martins
Desporto \ terça-feira, setembro 01, 2026
© Direitos reservados
Insatisfeito com a exibição e o resultado, o técnico vitoriano considerou a derrota do Vitória em Braga injusta. O técnico lamentou a falta de chegada à área, prometendo reagir frente ao Casa Pia.

Após o Vitória SC ser derrotado na Pedreira frente ao SC Braga (1-0), num Dérbi do Minho decidido por pormenores, Tiago Margarido lamentou a falta de fulgor ofensivo e o resultado final.

O técnico começou por analisar o desenrolar tático da partida, apontando os ajustes efetuados ao intervalo para tentar contrariar o adversário. "Foi um jogo dividido, penso que entrámos melhor na primeira parte, mas à medida que o jogo foi avançando, o Braga conseguiu equilibrar e até acabou em cima de nós", explicou, detalhando as mexidas estratégicas: "Tentámos um posicionamento diferente na segunda parte, contrariando a pressão homem a homem do Braga. Creio que no nosso melhor momento acabamos por sofrer o golo. Foi um jogo fechado, com poucas oportunidades, decidido no detalhe. Não considero o resultado justo, penso que o resultado mais justo seria o empate".

Explicando a forma como tentou travar o caudal ofensivo dos bracarenses, o treinador detalhou as correções operadas: "O nosso adversário procurava muito a largura do lado oposto, procurámos baixar numa linha de cinco. Na segunda parte procuramos ser mais ambiciosos na pressão e tivemos sucesso nisso. Estávamos a conseguir limitar bem a primeira fase do Braga e, como disse, no nosso melhor momento acabamos por sofrer o golo".

Questionado sobre o que falta à turma de Guimarães para atingir as expectativas dos adeptos, o treinador recusou problemas exibicionais: "O nível exigido pelos adeptos o Vitória já lá chegou, não chegou foi aos resultados exigidos. A equipa fez o suficiente para fazer mais pontos, não vou resumir jogos anteriores, como o jogo com o Arouca, que devíamos ter vencido", atirou.

Apesar da amargura pelo desaire no dérbi, a confiança no processo coletivo mantém-se intacta, com o foco a desviar-se para o próximo compromisso frente ao Casa Pia. "Tenho a certeza absoluta que vamos dar uma resposta cabal frente ao Casa Pia. Vínhamos para este jogo única e exclusivamente para o ganhar. Num pormenor não conseguimos que o resultado caísse para o nosso lado. Estamos no bom caminho, sem dúvida."

Confrontado com as dificuldades sentidas no processo ofensivo e na escassez de oportunidades criadas junto da baliza contrária, Margarido foi perentório. "Não estou satisfeito, de maneira nenhuma, nem com a exibição nem com o resultado, isso que fique bem claro. Faltou chegada à área, não fomos competentes na capacidade de chegar à área e produzir oportunidades, algo que vai contra o que temos feito", admitiu.

Reconheceu ainda que a forte oposição montada pelo adversário condicionou as dinâmicas habituais: "Num ou outro momento estávamos com dificuldade em associar com o nosso avançado, e também pela marcação homem a homem do adversário. Não criámos tanto como temos vindo a criar. O jogo criou dificuldades diferentes das que tivemos até agora, mas a equipa está num processo de evolução, a criar memórias coletivas. Num próximo jogo com estas características já seremos capazes dar outras respostas".

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo