skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
07 novembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tondela está “diferente” e exige um Vitória capaz, diz Luís Pinto

Redação
Desporto \ sexta-feira, novembro 07, 2025
© Direitos reservados
De regresso à cidade onde se sagrou campeão da Segunda Liga, técnico pede equipa comprometida a defender e desequilibradora a atacar. Contextualizou ainda polémica com Mourinho no jogo com Benfica.

De volta a Tondela, cidade de onde guarda “boas memórias”, Luís Pinto está, sobretudo, preocupado em regressar feliz a Guimarães. Essa felicidade requer naturalmente um triunfo do Vitória SC no Estádio José Cardoso, num desafio da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, agendado para as 18h00 de sábado, até para quebrar o ciclo que se gerou com os desaires perante Famalicão (2-0) e Benfica (3-0).

“É uma visita a um campo que conheço bem, numa cidade em que deixei muitos amigos e boas memórias. Amanhã [sábado] será um adversário, com o maior respeito do mundo. Deste lado, queremos vencer. Do outro lado, com a amizade que existe, também quererão isso. Temos de fazer tudo para que o regresso a Guimarães seja feliz”, realçou, na conferência de antevisão ao desafio.

O treinador portuense, de 36 anos, sagrou-se campeão da Segunda Liga pelos beirões na época transata, antes de rumar à cidade-berço. Em relação à equipa que comandou, o Tondela orientado por Ivo Vieira, ex-técnico vitoriano, é diferente “desde logo na estrutura com que joga”. Além de ter mantido jogadores de “nível muito interessante” e ter acrescentado jogadores com qualidade, a equipa auri-verde tem uma postura ofensiva e positiva, à imagem do seu treinador, o que vai obrigar a equipa de Guimarães a mostrar capacidade ofensiva e defensiva.

“Vai ser um jogo que nos vai obrigar a uma capacidade defensiva muito grande quando não temos bola e também muita capacidade para encontrarmos os espaços certos, nos timings certos”, descreveu.

Embora reconheça que o Vitória gostarei de ter mais pontos – neste momento tem 11 e ocupa o 11.º lugar -, Luís Pinto vinca que o plantel deve apenas concentrar-se no dia-a-dia, a começar pelo jogo de sábado, e mantém a confiança de que o Vitória ainda vai alcançar uma pontuação dentro do padrão habitual.

“Acredito muito que a época será desafiante, que nos obrigará a crescer muito, ao mesmo tempo que conseguimos os pontos que queremos para estar dentro do que é normal para uma equipa como o Vitória, mas temos de nos focar no dia-a-dia e em exclusivo no próximo jogo. O que interessa serão sempre os pontos no final”, disse.

 

“Fez declarações sobre uma questão que não foi bem colocada”

Questionado acerca das declarações do treinador do Benfica, José Mourinho, após a receção dos vitorianos às águias, em 1 de novembro, Luís Pinto desvalorizou-as, por entender que a questão que as originaram não foi bem colocada.

Na flash interview à Sport TV, o treinador do Vitória disse que o Benfica entrou mais forte na segunda parte com mérito, antes da expulsão de Fabio Blanco deixar o Vitória reduzido a 10 elementos. A partir daí, o técnico considerou que os encarnados dilataram a vantagem sem mérito.

A pergunta colocada pela CM TV a José Mourinho, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, deu a entender que Luís Pinto não atribuiu mérito ao Benfica em nenhum momento dos 90 minutos, ao que Mourinho, de 62 anos, respondeu que, quando tinha a idade de Luís Pinto, dizia “mais parvoíces do que diz hoje”.

“Julgo que as declarações que o ‘mister’ fez foram declarações sobre uma questão que não foi bem colocada, porque a questão formalizada não dizia exatamente o que eu disse. Não tenho muita coisa a dizer sobre isso”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #126