Secundária Martins Sarmento e ESCT na final do Torneio de Retórica
A final da edição de 2023 do Torneio de Retórica vai colocar frente a frente a Escola Secundária Martins Sarmento e a Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT); as duas escolas apuraram-se para o debate decisivo, marcado para 11 de outubro, na sequência das meias-finais desta quinta-feira, decorridas no Teatro Jordão.
A Secundária Martins Sarmento foi o primeiro a garantir a final, durante a manhã, no debate sobre exames e provas digitais no ensino obrigatório: encarregue de defender o “sim”, o grupo de 11.º ano da escola que substituiu o antigo Liceu de Guimarães argumentou melhor do que o grupo da Escola Secundária Francisco de Holanda, que teve de defender o não.
À tarde, os alunos da ESCT debateram com os estudantes da Escola Básica e Secundária Santos Simões, no Teatro Jordão a redução do horário de trabalho para 30 horas. Para o júri, a defesa do não pelo grupo de 11.º ano da ESCT foi mais convincente do que a do sim pela Santos Simões.
A pergunta da final, agendada para as 11h00 de 11 de outubro, também no Teatro Jordão, é “sim ou não ao fim da Concordata entre o Estado português e o Estado do Vaticano”, celebrada em 18 de maio de 2004.
Promovido pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Torneio de Retórica destina-se a alunos do 11.º ano de escolaridade. De acordo com a organização, a iniciativa procura aprofundar a eficiência da comunicação, estimular a atenção de quem ouve, incentivar o controlo das emoções e o pensamento criativo ou melhorar a gestão do tempo por quem intervém.