skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Trabalho dos professores e cuidadores também é afirmação de “portugalidade”

Tiago Mendes Dias
Política \ quinta-feira, junho 24, 2021
© Direitos reservados
A propósito das distinções atribuídas pelo município de Guimarães ao tecido social e educativo do concelho, o Presidente da República lembrou o papel desses setores na reconstrução do país

Ao enaltecer a batalha de São Mamede, a 24 de junho de 1128, como a origem de uma “pátria improvável” que se tornou “perene”, o Presidente da República frisou que a comemoração dos seus 893 anos pode servir de “esperança" para um “recomeço” que garanta a “vitória definitiva" sobre a pandemia de covid-19.

Esse triunfo, acrescentou, só se garante com a reconstrução económica e social, algo que depende de quem trabalha no setor social e no setor da educação, os dois grupos de profissionais que a Câmara Municipal de Guimarães decidiu, neste 24 de Junho, galardoar com a Medalha de Mérito Municipal. “Recordamos aqueles que afirmam a nossa portugalidade. Há um ano afirmaram-na na saúde e na subsistência. Neste ano, celebra-se a afirmação na solidariedade social, na educação e na cultura”, vincou, no discurso proferido durante a sessão solene.

O Chefe de Estado disse, aliás, que aceitou a Medalha de Honra do Município de Guimarães não como o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa, mas como Presidente da República, que, através do voto, “representa todos os portugueses sem exceção”. “Abri a exceção, por se tratar de uma homenagem a todos os portugueses. São eles os destinatários desta condecoração”, reiterou, destacando o “heroísmo” de várias franjas da população desde que o novo coronavírus se disseminou pelo território nacional.

A partir da atenção dada pela Câmara de Guimarães às áreas social e educativa, Marcelo defendeu o reforço do apoio às “instituições e aos cuidadores de solidariedade social” e lembrou que a escola ultrapassa a mera instrução curricular. “A escola é feita de família: avôs, pais, diretores, professores, não docentes. Foi uma comunidade que se soube reinventar em tempos tão diversos”, vincou.

 

Pilares de “sociedade mais justa e fraterna”

Após um 2020 com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal Humanitário aos “profissionais de saúde, voluntários e ainda profissionais dos serviços essenciais”, devido à covid-19, Domingos Bragança justificou a entrega da Medalha de Mérito Municipal à Rede Social e à Escola pelo reforço dos “princípios de altruísmo” cultivados no seio da comunidade.

“Só através da atenção que dedicamos ao próximo é que é possível construir uma sociedade mais justa e fraterna”, leu, a partir do discurso preparado para a sessão solene. “Com as distinções de 2020 e 2021, quisemos demonstrar que reconhecemos que o futuro só é possível se não prescindirmos do que nos é mais valioso: as gentes de Guimarães, cujo caráter, mais uma vez, hoje e aqui, homenageamos”.

Nos documentos que fundamentam a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, a autarquia lembrou que a Rede Social de Guimarães “prestou apoio psicológico aos diretamente afetados pela pandemia”, “assegurou diariamente a entrega de refeições” e ainda o “transporte de idosos para tratamento médico”, além de ter feito “chegar às casas dos infetados ou das pessoas em isolamento profilático as compras e os bens de que mais necessitavam”.

“Os apoios assegurados pela Rede Social de Guimarães minimizaram os efeitos da pandemia nos nossos concidadãos mais frágeis ou isolados, nos que mais podiam sofrer com ela. A proatividade das instituições que a constituem o conhecimento do território e dos seus habitantes e o altruísmo das pessoas que delas fazem parte foram decisivos na resposta à pandemia”, lê-se.

Essa Medalha de Mérito Municipal vai percorrer as 11 Comissões Sociais Interfreguesias da rede, sendo depois confiada à guarda do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Quanto à Escola, a autarquia destacou a capacidade dos professores para adaptarem o ensino presencial ao ensino à distância e para refazerem horários, a capacidade dos funcionários ara ajudarem as crianças, sobretudo as que sentem mais dificuldades em contexto escolar, a dos pais e encarregados de educação pelo acompanhamento e dos alunos por terem conseguido “prosseguir o seu processo de aprendizagem”, apesar da “improbabilidade” com que tiveram de lidar.

A medalha em questão vai ser exposta em todos os agrupamentos de escolas do concelho, antes de ficar guardada no arquivo municipal.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: