skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tragédia (grega) na segunda parte verga Moreirense a goleada caseira

Tiago Mendes Dias
Desporto \ domingo, dezembro 14, 2025
© Direitos reservados
Uma sucessão de erros na segunda parte transformou um jogo equilibrado, em aberto, numa goleada do Benfica no Comendador, com hat-trick de Pavlidis. Moreirense averbou quarto jogo seguido sem ganhar.

O que se viu na primeira parte dificilmente faria algum dos 5.518 espetadores presentes no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas adivinhar que o resultado final seria de 4-0 a favor do Benfica. Mas foi precisamente isso que aconteceu. E a causa é fácil de identificar: os erros cometidos pelos jogadores ‘cónegos’ na saída de bola que deixaram Pavlidis na carreira de tiro para selar um hat-trick e Aursnes enquadrado ao ponto de bater André Ferreira com um chapéu, no último golo do desafio.

A segunda parte desenrolou-se assim com contornos de pesadelo para os jogadores verdes e brancos, numa toada bem diferente dos primeiros 45 minutos. Nessa primeira etapa, a equipa de Vasco Botelho da Costa dividiu o jogo com os lisboetas. Foi incapaz de traduzir em oportunidades as aproximações à área, mas encontrou sempre soluções para superar a pressão alta encarnada e para entrar no meio-campo adversário com espaço. O Benfica reagiu ao futebol do Moreirense na mesma moeda e cresceu um pouco a partir dos 30 minutos, altura em que chegou ao golo.

Na ressaca de um pontapé de canto, Aursnes apareceu solto na direita e cruzou com a medida certa para Pavlidis, que cabeceou fora do alcance de André Ferreira. O final da primeira parte ficou ainda marcado pela lesão de Vasco Sousa, que ditou a entrada de Rodrigo Alonso instantes antes do intervalo.

Após o intervalo, o Moreirense quis tomar conta da bola para gizar uma reação à desvantagem, mas optou sempre pelo futebol apoiado a partir da defesa. Apercebendo-se dessa forma de construir, o Benfica intensificou a pressão junto da defesa cónega e capitalizou esse esforço por três vezes, a primeira delas aos 57 minutos, quando Aursnes beneficiou de um passe errado de Diogo Travassos para servir o remate certeiro do ponta de lança grego, ainda a tocar em Gilberto Batista.

Os axadrezados ainda mostraram algum ímpeto a perderem por 2-0, faltando apenas a emenda final num par de cruzamentos, mas novo erro, dessa vez de Gilberto Batista, deixou Pavlidis de frente para a baliza. O avançado não enjeitou a oportunidade, atirando rasteiro e fora do alcance de André Ferreira, aos 70 minutos. Aos 76, foi a vez de o guardião cónego errar na primeira fase de construção, deixando a bola à mercê de Aursnes. Inspirado, o norueguês executou um chapéu que ainda bateu na trave, antes de a bola entrar.

Assim se consumou uma goleada que castigou erros crassos do Moreirense, equipa que sofreu 11 golos nas últimas quatro jornadas, nas quais só somou dois pontos. Os comandados de Vasco Botelho da Costa ocupam agora o oitavo lugar, com 20 pontos, após 14 jornadas na Liga Portugal Betclic.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia