Trajeto entre Vieira e Guimarães reúne 35 jipes para apoiar festa paroquial
Os 35 jipes que se encontraram a partir das 08h30 do passado domingo, 21 de abril, rumaram a Guimarães com um objetivo para além da recreação que distingue os passeios mensais da da associação Cabreira Aventura, uma associação sediada em Vieira do Minho que congrega aficionados do todo-o-terreno: a iniciativa visava angariar fundos para a festa paroquial de São Cristóvão de Selho, que se realiza entre 17 e 19 de maio.
As viaturas deixaram Vieira do Minho para um percurso composto em 80% por trilhos alheios à rede de estradas (off-road), atravessaram os concelhos da Póvoa de Lanhoso e de Fafe e entraram em território vimaranense provenientes de Arões, pela Estrada Nacional 206, tendo rumado a Mesão Frio e à Penha, antes de passarem por Urgezes, São Tiago de Candoso, São Martinho de Candoso e encontrarem a sua meta junto à igreja paroquial de São Cristóvão de Selho, por volta das 15h30. Aí, os cerca de 100 participantes reuniram-se na cantina da Comissão de Festas para o almoço.
“Todos os meses temos um passeio mensal para sócios e não sócios. Desta vez, juntámos ao passeio esta causa. O valor do almoço organizado pela Comissão de Festas reverteu para a festa. Angariámos 1.490 euros”, referiu ao Jornal de Guimarães o vimaranense Francisco Fernandes, um dos mentores da iniciativa, a par de Miguel Alves.
Sócio da associação, Francisco realça que o trajeto pela região do Ave e a comida no final agradaram às pessoas envolvidas, oriundas do Porto, de Braga, de Amares, de Fafe ou de Felgueiras, pese uma ou outra avaria e atrasos no cortejo de jipes. Todos chegaram à meta, até para se cumprir “o lema do todo-o-terreno”, mas os imprevistos travaram, por exemplo, a visita à Penha.
“Queríamos ir à estátua do Pio IX, lá em cima, para tirar uma fotografia de grupo com Guimarães no fundo, mas passámos lá às 14h30. Íamos congestionar o transito da Penha e optámos por não passar lá em cima”, esclareceu. Ao final da tarde, alguns dos jipes deslocaram-se ainda ao cume das Senhoras do Monte, na fronteira entre São Cristóvão de Selho e Serzedelo.
As Festas de São Cristóvão são uma das 88 festividades de interesse concelhio apoiadas pela Câmara Municipal de Guimarães, que lhe atribuiu, para a edição de 2024, um subsídio de 600 euros, aprovado na reunião do executivo municipal de 14 de março.