skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Três atletas do Xico Campeãs Nacionais Universitárias de Andebol

Redação
Desporto \ segunda-feira, abril 22, 2024
© Direitos reservados
Sofia Morais, Inês Silva e Marta Ribeiro ajudaram a equipa da Universidade do Minho a sagrar-se vencedora. Mauro Fernandes, presidente do Xico, pede mais transparência nas convocatórios à UMinho.

Três atletas do Xico Andebol sagraram-se recentemente Campeãs Nacionais Universitárias ao serviço da equipa da Universidade do Minho, que foi a mais forte na competição.

Sofia Morais, Inês Silva e Marta Ribeiro, da equipa sénior do clube vimaranense, participaram na Fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários – de 16 a 18 de abril – ajudando à conquista do título.

As alunas universitárias têm estatuto de atletas, frequentando Sofia Morais o curso de Engenharia e Gestão Industrial, Inês Silva é estudante de Arqueologia e Marta Ribeiro frequenta o curso de Medicina.

Com esta prestação, o trio de atletas do Xico Andebol tem a possibilidade de integrar um restrito lote de atletas que irão representar Portugal no Campeonatos Europeus Universitários, na Hungria.

Mauro Fernandes, presidente do Xico Andebol, considera que "estas convocatórias, e o resultado, é fruto da evolução das atletas e de toda a estrutura do clube, bem como na aposta no andebol feminino". "Relembro que é a única equipa de andebol feminino sénior do concelho de Guimarães", complementa.

O líder máximo do clube vimaranense pede, ainda mais transparência à Universidade do Minho em todo o processo de seleção, nomeadamente na questão técnica, uma vez que o treinador integra os quadros do ABC, de Braga.

"Lamentamos a forma como é feita a gestão das convocatórias para treinos e jogos por parte da Universidade do Minho, nomeadamente do treinador, que integra os quadros do ABC, pois o clube não foi informado nem de treinos nem das competições. O que esperamos é que estas experiências enriqueçam a as nossas atletas, e que estes processos decorram com maior transparência, relembrando que o Xico Andebol o ano passado teve cinco atletas nas equipas da Universidade repetindo os mesmos títulos", conclui.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73